A prefeita de Boa Vista Teresa Surita entregou nessa sexta-feira, 14, a Praça da Primeira Infância – Clotilde Thereza Duarte de Oliveira, no bairro Nova Cidade. O espaço de lazer foi reformado, modernizado e ganhou brinquedos lúdicos e interativos para estimular as brincadeiras entre pais e filhos, num contexto que envolve os investimentos pensados para as crianças, da gestação aos seis anos, fase mais importante para o desenvolvimento humano.
Os animais gigantes e coloridos e as fontes interativas instalados na praça chamaram a atenção das crianças, que ficaram encantadas com as novidades. A formiga e a lagarta gigantes estão entre os principais atrativos da mais nova área de lazer de Boa Vista, a capital da primeira infância.
A praça ainda conta com dois playgrounds para crianças com faixas etárias distintas, ou seja, brinquedos que atendem as crianças menores e as maiores. Além disso, o espaço recebeu animais em mais uma edição da Selvinha Amazônica.
O local também ganhou uma quadra de futebol society com grama sintética, uma quadra poliesportiva coberta, duas quadras de vôlei de areia, área de ginástica, três quiosques, um posto de vigilância da Guarda Municipal, banheiro familiar e fraldário.
“É uma praça supermoderna, que não atende só a primeira infância, mas todo o público mais velho também, com as quadras. Mas é uma praça diferenciada para as crianças, é uma praça importante porque fica na zona Oeste e tem todos os detalhes mais modernos que a gente poderia trazer. São brinquedos feitos pra estimular a criança à tomada de decisão, ao desenvolvimento, à convivência”, disse a prefeita Teresa Surita.

Teresa ressaltou que, devido à pandemia da covid-19 e para evitar aglomerações, as fontes interativas não serão ligadas por enquanto. “Hoje, com a questão da pandemia, nós estamos entregando a praça, mas não vamos colocar as fontes para funcionar. Aí, eu peço para que todos usem máscaras, se protejam, porque é importante tomar os cuidados necessários, mesmo as pessoas querendo vir pra cá”, completou.
O colorido e as novidades do local atraíram olhares curiosos dos pequenos, que aproveitaram para se divertir nos brinquedos. Sophia Karoline Almeida Nascimento, de 7 anos, ficou encantada com o colorido e os animais. “Eu achei legal, os novos bichos, muitas coisas”, disse.
“Está muito maravilhosa, bonita e bem acessível para as crianças. Por isso que [a praça] foi feita dessa forma bem bonita, bem confortável, com segurança, piso emborrachado para que as crianças não venham a se machucar, e com os pais brincando e interagindo com seus filhos”, comentou Marcos Nascimento, pai da Sophia.
A praça foi com construída por meio de um convênio com o Ministério do Turismo, com recursos viabilizados pelo ex-senador Romero Jucá.
Caminhos da Primeira Infância

A praça do bairro Nova Cidade faz parte de um projeto-piloto desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista, os “Caminhos da Primeira Infância”. É um trajeto usado pelas crianças que interliga os equipamentos públicos do bairro de forma lúdica.
São escolas, creche, unidade básica de saúde, praça e outros equipamentos públicos conectados. Todos esses locais oferecem serviços para o desenvolvimento das crianças e, por isso, estão localizados no chamado perímetro da primeira infância.
Nesse caminho, as crianças encontram desenhos pintados nos muros de prédios públicos, amarelinhas e jogos nas calçadas e a praça cheia de brinquedos. O objetivo é que ao percorrer esse trajeto, ela possa transitar com segurança, interagir com os pais, familiares e amigos, aprender, se divertir e se sentir acolhida pela cidade.
Os Caminhos da Primeira Infância seguem o conceito do Urban95, da Fundação Bernad Van Leer, que visa adaptar a cidade às necessidades da primeira infância, fase que se estende da gestação até os seis anos de idade. 95 cm é a altura média de uma criança de 3 anos.
Homenageada – A praça do Nova Cidade recebe o nome de Clotilde Thereza Duarte de Oliveira. Roraimense, filha de Aquilino da Mota Duarte, que foi prefeito de Boa Vista e governador do Território do Rio Branco, membro das tradicionais famílias Mota, Magalhães e Duarte.
Clotilde foi professora e presidente do Conselho Imobiliário da Prefeitura de Boa Vista. Viúva do jornalista Laucides Oliveira e mãe da jornalista Consuelo Oliveira. Faleceu em maio de 2020, aos 83 anos.
A jornalista Consuelo Oliveira, filha de Clotilde, agradeceu a homenagem à mãe. “É uma imensa gratidão à nossa prefeita Teresa por essa lembrança, porque a mamãe tinha um vínculo muito forte com as crianças. Eu tenho certeza que, onde ela estiver, ela está muito feliz. A comunidade do Nova Cidade está de parabéns, realmente é um presente. Eu espero que todos cuidem com muito amor e carinho”, disse.
Mais de 20 praças foram reformadas e construídas desde 2013
Desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista reformou 18 praças, reformulando e modernizando esses locais. Construiu outras seis praças, a maioria em bairros mais afastados do centro, democratizando o acesso aos espaços públicos de lazer.
As praças reformadas e construídas ganharam brinquedos interativos que estimulam a criatividade das crianças e a participação dos pais nas brincadeiras, incentivando o fortalecimento dos vínculos afetivos entre os familiares.