A prefeita de Boa Vista Teresa Surita entregou na manhã desta quarta-feira, 28, o novo prédio onde vai funcionar o Laboratório de Referência Municipal (LRM). A unidade é responsável pelos exames especializados e atende a rede municipal de saúde.

O prédio conta com estrutura moderna no bairro São Vicente. Antes atendia no Mecejana, anexo a unidade básica de saúde. Para a prefeita Teresa, o novo ambiente representa mais conforto e qualidade na prestação do serviço de saúde para a população e para os servidores.

“Hoje o novo laboratório é outro nível de atendimento. Temos uma condição melhor de oferecer mais conforto e um atendimento muito melhor para a população. É um prédio novo e os novos equipamentos já estão sendo licitados, com um ambiente climatizado e onde as crianças terão um atendimento diferenciado”, disse Teresa.

A nova estrutura contempla salas para a coleta dos exames de tuberculose, imunologia, bacteriologia, parasitologia, além de outros exames de referencia e sala de triagem e recepção que antes não tinha. O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão explica que a nova estrutura também vai comportar exames de analises clinicas, a partir do ano que vem.

“Estávamos precisando de uma estrutura maior e mais confortável para atender nosso público e também melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores. Já estamos nos organizando para a partir do ano que vem começar a realizar além dos exames especializados também os laboratoriais. É uma iniciativa que vai oportunizar mais acesso e ampliar o quantitativo de exames na rede municipal de saúde”.

Rede Cegonha – Outra novidade é rol de exames preconizados para o atendimento da gestante, na Rede Cegonha. Com a nova estrutura, será garantido o acesso oportuno ao diagnóstico e acompanhamento do pré-natal, reforçando o compromisso voltado à primeira infância, na capital.

O LRM faz mensalmente uma média de 2.150 exames especializados e a prefeitura já estuda a possibilidade de ampliação desse número para atender tanto a rede básica como a especializada do município.

Novo veículo – Também foi entregue na ocasião um novo veículo utilitário, com recursos de emenda parlamentar do ex-senador Romero Jucá.

“Agradecemos muito pela aquisição, pois vai reforçar ainda mais as ações de vigilância em saúde do município, especificamente a Coordenação Municipal de Imunização (CMI), para o transporte seguro de todas as vacinas até as unidades de saúde, sem risco de perda da eficácia e eficiência dos imunobiológicos”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.