Vacina que chegará a Boa Vista será aplicada em profissionais de saúde e outros grupos prioritários

Roraima deve receber, inicialmente, 87.360 mil doses da vacina. Porém, dessas, pelo menos 77 mil serão direcionadas à população indígena

A Prefeitura de Boa Vista está com as equipes de saúde preparadas para iniciar o cronograma de vacinação contra a covid-19 em toda a cidade, assim que receber as doses do Governo de Roraima, que é o responsável pela solicitação e a distribuição da vacina no estado.

Roraima deve receber, inicialmente, 87.360 mil doses da vacina. Porém, dessas, pelo menos 77 mil serão direcionadas à população indígena. As outras 10.360 vacinas, divididas em duas doses, serão direcionadas para outros grupos prioritários do estado.

De acordo com a prioridade do Ministério da Saúde, os primeiros a receberam as doses serão os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao vírus, pessoas idosas que residam em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência (a partir dos 18 anos, em residências inclusivas – institucionalizadas).

Os grupos desta primeira etapa foram priorizados pelo Ministério da Saúde segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos de agravamento pela doença. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas não devem se dirigir às unidades de saúde em busca da vacina, no momento, pois será respeitado o cronograma definido pelo Governo Federal.

“As pessoas devem manter a calma, visto que conforme as vacinas forem chegando, nós vamos fazer a convocação para o comparecimento às nossas unidades”, esclareceu a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Francinete Rodrigues.

O calendário de vacinação destes grupos prioritários, assim como a logística necessária para a eficácia da ação, será divulgado em breve, após o repasse das doses ao município de Boa Vista.

Cada pessoa deverá receber duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de 14 dias.

Profissionais de saúde participam de capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta segunda-feira, 18, e terça-feira, 19, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), uma capacitação voltada a profissionais de saúde do município, para a realização da vacinação contra a covid-19.

Mais de 200 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e médicos estão sendo capacitados acerca de assuntos como laboratórios produtores de vacinas, esquema vacinal, registro das doses em sistema e eventos adversos pós-vacinação.

“Essa capacitação é essencial para que nossos profissionais de saúde estejam preparados para agir durante todo o processo de vacinação da população da nossa capital, no intuito de garantir que a imunização ocorra de forma segura e eficaz”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

2021.01.18 Capacitação Vacina Foto- Katarine Almeida

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Francinete Rodrigues, a ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 e visa, principalmente, garantir que grupos prioritários sejam imunizados.

“Queremos assegurar que nossos profissionais estejam preparados para atuar durante a campanha, garantindo que grupos prioritários sejam imunizados para diminuir a transmissão do vírus”, explicou.

Nesse último domingo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a importação, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das duas vacinas contra o coronavírus: a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac, e a COVISHIELD, elaborada pela Universidade de Oxford.