Prefeito Arthur lança 1ª etapa da campanha de vacinação contra Febre aftosa em Boa Vista

Prefeito Arthur: A meta é imunizar aproximadamente quatro mil animais

O Prefeito Arthur Henrique lançou nesta segunda-feira, 19, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa nas comunidades indígenas da capital. A meta é imunizar aproximadamente quatro mil animais em 16 comunidades.

A Comunidade Truaru da Cabeceira, localizada a 65 km da zona urbana da cidade, foi a primeira delas a receber a imunização do rebanho bovino. O prefeito destacou que Boa Vista é o único município do estado a disponibilizar a vacinação.

“A criação de gado é uma das atividades que garante o sustento financeiro dessas famílias. Por isso, temos esse compromisso de continuar com o trabalho que vem sendo realizado desde 2019. A prefeitura fornece e aplica a vacina de forma gratuita, disponibiliza os insumos e o apoio técnico, composto por médico veterinário e técnicos agropecuários. Com isso, garantimos aos indígenas a comercialização do gado, que para chegar à mesa da população, deve estar de acordo com as exigências sanitárias”, disse.

A ação é coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI). Para o secretário Guilherme Adjuto, é de extrema importância a imunização desses animais, para garantir a economia nas comunidades.  

“A febre aftosa é a principal ameaça por ser uma enfermidade altamente contagiosa, por isso temos essa preocupação em atender as exigências da vigilância sanitária, além disso, as equipes fazem a vermifugação do gado para o controle de verminoses”, explicou o secretário.  

“Temos aqui cerca de 300 animais, um rebanho grande, e a vacinação nos dá segurança e certeza que estamos prevenindo nosso gado das doenças, assim podemos vender para o estado e consumir dentro da comunidade”, frisou o primeiro tuxaua da comunidade Truaru da Cabeceira, Jucinei de Souza.

Nesta terça-feira, 20, as equipes vão imunizar os animais das comunidades Serra do Truaru, Morcego e Bom Jesus. A programação segue até o dia 29 de abril. A segunda dose está prevista para ser aplicada no mês de outubro.

Plantio – Durante a abertura da campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, o prefeito Artur Henrique oficializou o início do plantio de milho na comunidade Truaru da Cabeceira. Os insumos e apoio técnico devem chegar esta semana.

“O intuito é fortalecer a agricultura familiar indígena na capital. Outras comunidades já desenvolvem essa atividade com o apoio da prefeitura que ajuda desde o preparo do solo a disponibilização de todos os insumos e maquinários”, destacou Arthur.