Pressem Empreendedor – Através de aulas virtuais, aposentados do município encontram motivação e aprendem a como gerar renda

As aulas acontecem todas as quartas-feiras com a participação de 28 aposentados

Todas as quartas-feiras, a Prefeitura de Boa Vista, por meio do Regime de Previdência Social dos Servidores (Pressem), promove a oficina “Pressem Empreendedor”, onde os aposentados do município aprendem a como gerar renda, além de serem motivados neste período de isolamento social, uma vez que o confinamento pode afetar a saúde física e mental do aposentado e ainda ser uma fonte de renda.

As aulas, antes da pandemia, já aconteciam de forma presencial, mas, no isolamento social, o curso passou a ser ministrado uma vez por semana com aulas gravadas e compartilhadas com os 28 participantes.  As peças produzidas por eles são feitas com biscuit, massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria.

Como sugere o nome do projeto, além de promover integração e convivência, mesmo à distância, as aulas virtuais têm como propósito gerar renda com a venda dos produtos artesanais. Para Elionai Farias, assistente social do Pressem, nas atividades do curso são trabalhadas questões como renda e bem-estar.

“No isolamento social, para quem é ‘de risco’, ter estas atividades é um auxílio para suportar os problemas causados pelo isolamento, somados à questão da inatividade após a aposentadoria. Trabalhamos a questão de ser útil e poder exercer atividades, onde todos percebem que conseguem, com suas mãos, criar peças lindas e até mesmo questionar ‘fui eu que fiz?’. Então, concluímos que neste momento é fundamental esta atividade, onde o grupo está muito entusiasmando”, observou Elionai.

A professora aposentada Miriam Caldas, de 68 anos, fala que desde de sua infância sempre foi fascinada pelas artes em geral. Destacou que em fevereiro de 2006, expôs na Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller obras que foram resultado das aulas que ministrava com os alunos na Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte. E que, em 2019, já aposentada, foi convidada para o curso de biscuit do Pressem”.

“Estava em casa debilitada e de repouso. Então, Elionai Farias esteve lá em casa e me convidou para o curso de biscuit. Foi um achado. Comecei a participar e isso me ajudou muito. Recuperei a minha saúde e fiz boas amizades. O artesanato é uma fonte de renda e gera oportunidade para todos. Qualquer um pode desenvolver algum tipo de artesanato, tendo boa vontade, e passar a sobreviver disso. O artesanato com biscuit é promissor, pois não depende de grande espaço, nem de material de difícil acesso, é criativo e acessível para todos”, acrescentou Miriam.

Programa – Em 2015, a Prefeitura de Boa Vista criou o Programa ‘Por toda a Minha Vida” com a finalidade de valorizar os servidores municipais ativos e inativos. Desde então, diversos atividades foram promovidas: encontros, reuniões e atividades criativas como oficinas. Mas, devido a pandemia do coronavírus, as ações sofreram restrições.