Boa Vista ganha reforço de 20 novos profissionais de saúde

Os empossados vão reforçar os atendimentos nas unidades de saúde do município como UBS, Hospital da Criança e Samu

Como forma de ampliar as ações de saúde e melhorar o atendimento na rede municipal (tanto básica como especializada), a prefeitura empossou 20 novos profissionais de diversas áreas nesta terça-feira, 15, aprovados no Concurso da Saúde de 2019. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Palácio 9 de Julho.

Ao todo, foram empossados: um técnico em enfermagem; dois condutores de unidade móveis; um técnico em laboratório; um técnico em saúde bucal; dois bioquímicos; um farmacêutico; quatro enfermeiros; um psicólogo; um médico cirurgião; dois clínicos gerais; um médico hematologista; um médico neuropediatra e dois médicos pediatras.

Esses profissionais vão reforçar os atendimentos nas unidades de saúde do município como as unidades básicas (UBSs), Hospital da Criança Santo Antônio e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das 430 vagas ofertadas no concurso de 2018, 343 profissionais aprovados já tomaram posse.

Para o vice-prefeito, Cássio Gomes, os novos servidores assumem em um momento em que é exigida responsabilidade, dedicação e compromisso com a população, tendo em vista que a saúde é um dos setores mais críticos da atualidade, principalmente por conta da pandemia de covid-19.

“É com muita alegria que nós recebemos os novos servidores, tendo a certeza de que é um sonho realizado para todos eles. E mais que isso, cada um deve ter em mente que a saúde, não apenas de Boa Vista, mas de todo o Brasil, requer uma atenção especial. Por isso, é de grande importância que nossos novos servidores façam da saúde municipal a melhor possível para nossos cidadãos”, disse.

Natural de Manicoré (AM), Antônio José Bezerra assumiu o cargo de enfermeiro com esta grande responsabilidade de se dedicar inteiramente à população. Ele perdeu os pais para a covid-19 e por isso afirma que seu dever não é apenas de exercer suas atividades, mas cuidar ao máximo das pessoas que precisam.

“É uma satisfação muito grande, conquistando esse objetivo do concurso público e poder somar com as pessoas. Eu observo que a gente tem que tomar muito mais cuidado, pois as pessoas que passam por perdas, como foi o meu caso, tem uma tendência que é o de ajudar muito mais a população. Mas isso depende de cada um, em fazer a sua parte”, comemorou.

Estabilidade e valorização – Os novos profissionais de Boa Vista ingressam em um uma estrutura que garante maior valorização ao funcionalismo, que contam com pagamento em dia, capacitações, convênios com diversos segmentos comerciais, dentre outros benefícios.

Mais de 70% do quadro de trabalhadores municipais é composto por estatutários

Foi esse quadro profissional que a nova enfermeira de Boa Vista, Amanda Ramos de Brito, sempre sonhou. Ela, que já atuou no setor público, já ouvia falar nos benefícios e no quanto a gestão valoriza seus profissionais.

“É uma honra. É um sonho de grande parte das pessoas conseguir ser efetivo da prefeitura, sabendo quão organizada é, que tem compromisso com o pagamento em dia, além do compromisso com os profissionais e também com os pacientes. Então, isso é satisfatório”.

Vale destacar que mais de 70% do quadro de trabalhadores municipais é composto por estatutários. Mas todo o funcionalismo conta com o programa Servidor de Valor, criado para dar total apoio aos trabalhadores, com direito a convênios com mais de 60 instituições parceiras nas áreas de saúde, educação e lazer. Os descontos podem chegar a 50%.

Além disso, desde de janeiro de 2020 está em vigor a lei que garante sete meses de licença maternidade para servidoras municipais, tornando Boa Vista a primeira cidade brasileira a oferecer um período maior de licença às mães trabalhadoras.