Professor reclama da falta de vagas para Filosofia em certame do Estado

Em vídeo divulgado nas redes sociais, docente protestou contra edital da Secretária de Educação

Revoltado com a falta de vagas para professor de filosofia para o município de Rorainópolis, Sul de Roraima, no concurso da Secretária de Educação e Desporto (SEED), o docente Sebastião Silva resolveu utilizar as redes sociais para protestar contra o Governo do Estado.

Em um vídeo amplamente compartilhado neste final de semana, o educador reclamou da ausência de vagas para profissionais formados na área no edital para professor da rede estadual de ensino daquele município.

“Foram ofertadas vagas para quase todas as disciplinas, menos para filosofia. Qual critério que foi utilizado pelo senhor governador e pela senhora secretária de educação a não ofertar a vaga?”, questionou Silva.

Segundo Silva, a não oferta de vagas para uma área importante como a filosofia desrespeita a Constituição, tendo em vista que é dever do Estado ofertar a educação e formar o cidadão para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho.

“O convênio do estado de Roraima ele já formou esse profissional para trabalhar. Eu sou da primeira turma de filosofia aqui de Rorainópolis, na mesma época foi aberto uma segunda turma em Boa Vista. Já tem o profissional formado, já tem a mão de obra então porque não o senhor ofertar a vaga para o município?”, indagou.

Além de perguntar os critérios utilizados pelo Governo para a não oferta da vaga, o docente tenta ainda sensibilizar a secretária e o governador quanto a importância da filosofia para os estudantes.

“A filosofia ela é essencial na formação do ser humano, a filosofia vai tentar formar um ser humano humanizado, ajudar o ser humano a pensar de forma lógica, racional e de organizada. A filosofia é essencial em todos os campos do conhecimento”, completou.

O Edital

O edital da Secretaria de Educação foi publicado no dia 30 de junho, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela gestão do certame. O último concurso para professor no estado foi realizado em 2007, há 14 anos.

Ao todo, são ofertadas 650 vagas em diversas áreas de ensino tanto para a capital, quanto para o interior. Destas, 566 são para ampla concorrência e 84 para pessoas com deficiência (PCD).

Para a área de filosofia, são ofertadas 15 vagas para os municípios de Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá e Mucajaí.

Além de Filosofia, as vagas do certame são para as áreas de Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, além de Química e Sociologia.

As inscrições do concurso estão abertas e podem ser feitas até o dia 16 de agosto.

Citada

Em nota, a SEED informou que o quadro de vagas constante do Edital 001/2021, referente ao concurso público para contratação de professor da Educação Básica, foi elaborado no exercício de 2019, com base nas necessidades da época.

“No entanto, as necessidades que forem surgindo em razão de vacância de cargos, serão preenchidas com cadastro de reserva”, completou

A pasta salienta ainda que o certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Informações: Roraima em Tempo