Prefeito Arthur Henrique entrega abrigo infantil do município reformado e ampliado

A obra feita com recursos próprios do município contemplou diversos serviços estruturais, construção de novos espaços e ampliação de áreas já existentes

Nesta sexta-feira, 13, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, entregou à população a conclusão da reforma e ampliação do Abrigo Infantil Condomínio Pedra Pintada. Há treze anos, desde a gestão da ex-prefeita Teresa Surita, o município vem atuando no cuidado e proteção de crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.

O abrigo é composto por três Casas Lar, uma casa administrativa, uma área de lazer e playground. A obra foi feita com recursos próprios do município, contemplando a troca da cobertura e forro, reforma dos banheiros e área de serviço, pintura das edificações, substituição de esquadrias.

O playground foi revitalizado, ganhando uma estrutura coberta de 172,36 m², com duas salas de apoio e novos brinquedos. A Casa administrativa foi ampliada em 207,36 m², com almoxarifado, copa, banheiros e depósito. A reforma trouxe um maior conforto às crianças acolhidas e aos profissionais do local.

“O abrigo infantil é um equipamento público do município muito importante. Recebe as crianças que, por diversos motivos, foram afastadas de sua família. A nossa missão é tornar o tempo que elas passam nessa casa, o período de vida mais incrível. Hoje numa condição bem melhor, além da reforma que melhorou a infraestrutura do local, também ampliamos o abrigo”, disse o prefeito Arthur Henrique.

O local ganhou a Calçada da Fama, uma área especial para o registro das crianças que por ali passarem.Seu nome e a marca de suas mãos ficarão gravadas nas estrelinhas. Além disso, a instituição ganhou uma nova van, adaptada para cadeirante, para atender as demandas, como levar as crianças para atividades externas, passeios e escola.

Sobre o abrigo infantil

Há treze anos, o abrigo atua na proteção de crianças que precisaram ser afastadas de suas famílias sob medida protetiva. Hoje em torno de13 crianças são atendidas. Em geral são vítimas de maus-tratos, negligência, violência doméstica e psicológica ou vivem em condição de risco e vulnerabilidade social.

Para a conselheira tutelar Jaisa Lameira, o abrigo do município é referência da região Norte. “Para mim, é motivo de alegria participar dessa repaginada. Acredito que tudo que vem para melhorar a primeira infância a rede de proteção está atuando. Fico feliz que este trabalho está sendo valorizado”, disse.

São levadas ao abrigo por intervenção do Conselho Tutelar, Juizado ou Promotoria da Infância. As crianças recebem atendimento psicológico, social, pedagógico, nutricional e de saúde. O abrigo faz um trabalho de estruturação familiar junto às crianças e as famílias. O município é responsável pelo acolhimento de crianças até 12 anos incompletos (salvo no caso de grupos de irmãos).