MP investiga falta de medicamentos para Aids e profissionais no Coronel Mota

No final de julho, o órgão inspecionou a unidade e constatou falta de materiais básicos

O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu uma investigação para apurar a falta de medicamentos para tratamento da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) na Clínica Especializada Coronel Mota (CECM).

O procedimento preparatório foi instaurado pela Promotoria de Justiça da Saúde, cuja titularidade é do promotor Igor Naves.

Outra denúncia que será alvo da mesma investigação é a falta de profissionais infectologista e psiquiatra na unidade de saúde.

A portaria com a instauração da investigação será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (16).

Inspeção do MPRR

No final de julho, o órgão inspecionou o Coronel Mota e constatou a falta de anestesia para pequenas cirurgias, além da ausência de profissionais.

“Um dos problemas que atinge não somente a Clínica Especializada, mas a maioria das unidades de saúde estaduais é a falta de médicos ou exames de algumas especialidades, o que precisa ser solucionado com urgência pelo Poder Público”, afirmou Igor Naves.

A falta de medicamentos utilizados em procedimentos básicos diários em pacientes que procuram os serviços na unidade também foi outro ponto enfatizado pelo promotor.

“Também constatamos a falta de medicamentos, como por exemplo, anestésicos para realizar pequenas cirurgias. É uma coisa básica, simples, que acaba impedindo que seja executado um serviço que a população precisa e essa situação precisa ser revertida”, ressaltou.

Citada

A Secretaria de Saúde informou, em nota, que a informação sobre falta de profissionais não procede, uma vez que o Coronel Mota conta com infectologista e psiquiatra em seu quadro de especialistas.

Em relação aos antirretrovirais, destinados ao tratamento de pessoas com HIV/AIDS, a pasta destacou que o encaminhamento para a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF) é feito pelo Ministério da Saúde, e que os medicamentos estão chegando conforme o planejamento da pasta.

Informações: Roraima em Tempo