HGR, único para casos graves da Covid, também ficou às escuras durante “Apagão” desta segunda-feira

Imagens feitas por um servidor que estava de plantão e enviadas à Rede Amazônica registraram os corredores sem iluminação e acompanhantes abanando pacientes devido ao calor. A única luz era a dos monitores dos equipamentos do hospital

O apagão registrado na noite dessa segunda-feira (24) deixou às escuras o Hospital Geral de Roraima, maior unidade pública do estado e único para tratar pacientes com Covid-19 em estado grave (veja no vídeo acima). A falta de energia afetou Boa Vista e cidades no interior.

Imagens feitas por um servidor que estava de plantão e enviadas à Rede Amazônica registraram os corredores sem iluminação e acompanhantes abanando pacientes devido ao calor. A única luz era a dos monitores dos equipamentos do hospital.

“Ficou mais de 50 minutos assim”, disse o servidor, que pediu para não ser identificado. O apagão no estado foi por volta de 20h. O fornecimento só foi normalizado normalizado 100% às 22h15, segundo a Roraima Energia, empresa responsavel pelo sistema.

Em nota, a Secretaria estadual de Saúde (Sesau), responsável pelo HGR, informou que “não houve nenhum prejuízo para o atendimento prestado” na unidade.

“Todos os geradores de energia utilizados no HGR funcionaram. Três foram ligados automaticamente e o gerador localizado no Pronto Atendimento foi ligado pela empresa responsável que foi acionada imediatamente e em menos de 15 minutos realizou a ligação manual”, disse a Sesau.

Roraima é o único estado do país que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, durante anos, dependeu da energia fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019 e, desde então, o trabalho é feito por quatro termelétricas da Roraima Energia.

O parque térmico do estado é formado pelas usinas termelétricas de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista, Jardim Floresta e Distrito, ambas na zona Oeste, e Novo Paraíso, em Caracaraí, região Sul do estado.

Informações: G1 Roraima