Arthur entrega novas cadeiras odontológicas e amplia atendimentos na atenção básica

"Desde o ano passado, na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, está funcionando em uma unidade novinha e hoje estamos ampliando o número de consultórios com inauguração de três novos consultórios", disse Arthur

Com o objetivo de melhorar e ampliar o atendimento em saúde bucal na atenção básica do município de Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique entregou na manhã desta sexta-feira, 5, seis novas cadeiras odontológicas que vão beneficiar a população no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e em três unidades básicas de saúde.

Os novos equipamentos foram adquiridos com verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e com recursos próprios do município. Com isso, o CEO amplia de quatro para sete consultórios para atendimento. De janeiro deste ano, até o momento, o Centro já registrou 11.525 procedimentos.

“O Ceo vem passando por um processo de fortalecimento e ampliação de serviços. Desde o ano passado, na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, está funcionando em uma unidade novinha e hoje estamos ampliando o número de consultórios com inauguração de três novos consultórios e estamos mudando a categoria do centro para uma nova, de porte 3, ampliando assim novas especialidades para atender de crianças com deficiência, prótese e também estomatologia. Esse é um trabalho que a prefeitura já vem fazendo. Além da ampliação, estamos investindo em equipamentos mais modernos”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Também vão receber novas cadeiras as UBS Sílvio Botelho, no bairro Paraviana; Sayonara Dantas, no Senador Hélio Campos e Arminda Gomes, no Jóquei Clube. O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão destacou as melhorias ocorridas no CEO.

“Esta é a continuação de um trabalho que o prefeito Arthur está dando continuidade. Os equipamentos vêm para reforçar a qualidade e ampliação dos serviços odontológicos no município como a população merece”.

Ainda este ano, a prefeitura está solicitando ao Governo Federal a ampliação do CEO de tipo 02 para tipo 03. A ideia é que até ano que vem, o centro possa disponibilizar e oferecer todas as especialidades ofertadas pelo SUS, entre elas o atendimento especializado de crianças com deficiência, prótese e também estomatologia, que é o diagnóstico e tratamento de lesões na boca.

O cirurgião dentista e especialista em endodontia, Lúcio Átila, que trabalha no CEO, destacou que os equipamentos são modernos e que vai contribuir na melhoria da qualidade do atendimento.

“Com esses novos consultórios vamos conseguir dá um atendimento mais rápido e solucionar os mais diversos problemas de saúde bucal em todas as especialidades oferecidas. É uma iniciativa que melhora bastante o atendimento a população e também para os profissionais, pois os equipamentos são modernos e de qualidade”.

Atendimentos – Pessoas que necessitam de atendimentos especializados e de alta complexidade da odontologia podem ser atendidas no CEO. Para ser atendido, o usuário deve passar por uma consulta odontológica em uma das 23 unidades básicas de saúde que oferecem esse atendimento para avaliação da necessidade ou não de um encaminhamento para procedimentos especiais.

O CEO funcionava no bairro Mecejana desde 2006 e em 2020, passou a funcionar em uma nova estrutura, mais moderna, anexo à UBS Buritis, com ampliação de atendimentos.

O Centro atende com os serviços especializados de: Diagnostico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a pessoas com algum tipo de deficiência.

A nova estrutura passa a possuir agora após a aquisição das novas cadeiras de sete consultórios, um deles especialmente decorado com temas voltados para a primeira infância, para atender as crianças.