Complexo Ayrton Sena, em Boa Vista, já foi uma grande vala de mais de 3 km

O complexo Ayrton Senna, que está localizado na avenida Cap. Ene Garcez, do Terminal Luiz Canuto Chaves até a Praça da Pirâmide, já foi uma grande vala de mais de 3 quilômetros de extensão. A mudança do local iniciou ainda nas primeiras gestões de Teresa Surita na Prefeitura de Boa Vista.

Praticamente toda a extensão da avenida era uma grande vala com mais de 3 quilômetros

Primeiro, as valas começaram a ser fechadas com obras de drenagem. Vieram ainda a urbanização, jardinagem, construção de quadras poliesportivas, iluminação pública e outros equipamentos. Mas isso não aconteceu assim tão rápido. Foram vários anos de investimentos para que o local se transformasse no que é hoje.

A cap. Ene Garcez é uma das principais avenidas e porta de entrada de Boa Vista para quem chega ao Aeroporto Internacional. É a primeira impressão do turista da única capital acima da linha do Equador. Com o passar dos anos, ela foi sendo modernizada e começou a ser estruturada e preparada para ser um dos principais espaços públicos e pontos turísticos da cidade.

Teresa Teresa Surita acompanhando as obras do complexo Ayrton Senna em um dos seus mandatos como prefeita

Nos anos 2000, a Praça das Águas foi inaugurada e se tornou mais um atrativo do complexo Ayrton Senna. Por muitos anos, ela foi o principal ponto de encontro das famílias e jovens na cidade. A praça abriga ainda o Portal do Milênio, inaugurado na virada do século 20 para o 21. Simbolizou a passagem para uma nova dimensão e, alegoricamente, para uma nova cidade. O Portal tem 16 metros de altura e seu revestimento era em chapas de alumínio na cor prata.

Nesta quinta-feira, 27, tradicionalmente conhecido como o dia do #TBT, termo utilizado nas redes sociais para relembrar fatos passados, Teresa Surita mostrou como ela encontrou o local nas suas primeiras gestões como prefeita de Boa Vista.

“O #TBT hoje é transformador! Você sabia que onde hoje existe o nosso Complexo Esportivo Ayrton Senna antes era uma vala a céu aberto? Essa era Boa Vista que eu encontrei lá atrás e que me comprometi a transformar, com planejamento, pouco dinheiro, trabalho sério, e muito amor envolvido, desde o primeiro até o último dia de todos os meus mandatos.”, escreveu Teresa.

Teresa revelou ainda que guarda imagens de como era o local antigamente. “Tenho nos meus arquivos essas imagens que mostram a evolução dessa que, para mim, é uma das mais emblemáticas obras de um complexo esportivo completo do norte do Brasil. O Complexo Ayrton Senna é um exemplo de como Boa Vista se transformou.”, destacou.

“Ele foi pensado nos mínimos detalhes para ser um espaço público completo para as famílias, com opções de lazer e esportes para todos. Nas minhas duas últimas gestões, o complexo foi totalmente recuperado e recebeu mais uma fonte interativa, só para as crianças, além de pista de skate e bicicross, quadra de futebol society com grama sintetica, novos quiosques e uma gama de equipamentos pra atividade esportiva”, finalizou.

Em 2016, no penúltimo mandato de Teresa, a Praça das Águas foi totalmente modernizada, reformada e ganhou novos equipamentos públicos, inclusive com relógios e carregadores de celular com energia solar. No dia da reinauguração, mais de 20 mil pessoas visitaram e acompanharam a cerimônia. Teve fogos de artifício, apresentações de projetos sociais e muita emoção.

14 de maio de 2016 – reinauguração da Praça das Águas, no complexo Ayrton Senna que um dia já foi mais de 3 km de vala a ceu aberto

O local é visitado diariamente por milhares de pessoas que praticam esportes, caminhadas, fazem programação em família. A geração de emprego e renda também foi fortalecida com a construção, reforma e ampliação de dezenas de quiosques espalhados nos mais de 3 quilômetros de extensão da avenida.

Teresa investiu na geração de emprego e renda, construindo dezenas de quiosques com o passar dos anos

No local, ainda tem a Praça Fábio Marques Paracat, que se tornou o local oficial do Boa Vista Junina. Onde hoje está a praça, em 2015 foi fechado o último trecho de vala aberta do complexo. Teresa inaugurou a praça e homenageou o estudante Fábio Paracat, chamado carinhosamente por amigos e familiares de “Fabinho”, membro de uma família tradicional em Boa Vista.

Já na última gestão de Teresa, o complexo Ayrton Senna ganhou equipamentos de ginásticas, selvinhas amazônicas, pergolado, playgrounds com piso emborrachado, fontes interativas, ciclovia, iluminação de led, novas quadras de esportes, inclusive uma quadra de futebol society, além de urbanização e outros equipamentos públicos.

O complexo hoje atende crianças, com investimentos na 1ª infância, jovens e adultos com várias modalidades esportivas

Meses antes de deixar a prefeitura, Teresa entregou ainda a Praça de Alimentação do Complexo Ayrton Senna totalmente modernizada e ampliada. A Praça do Picote hoje garante emprego e renda para dezenas de famílias e se tornou mais um espaço gastronômico, onde a população encontra comidas típicas da região, além de artesanato. As obras do estacionamento da praça foram iniciadas por Teresa e entregues pelo prefeito Arthur Henrique. No local, há ainda espaços para ambulantes, brinquedos e playgrouds.

Praça foi entregue por Teresa, que ainda deixou em andamento as obras do estacionamento. Prefeito Arthur concluiu e entregou à população

É impossível falar sobre a transformação da avenida Capitão Ene Garcez sem citar o trabalho que Teresa Surita fez em todos os seus mandatos como prefeita. Quem é de Boa Vista ou vive na cidade há mais de 20 anos acompanhou de perto toda a transformação não só do Complexo Ayrton Senna, mas também de toda a cidade.