Investimentos em saúde tornam serviços mais acessíveis para as pessoas

Romero Jucá visita obra do anexo do HGR - Foto: Benício Moreira

O Brasil está vencendo a pandemia. E em Roraima, as regras mudaram. Recentemente, o Governo do Estado e a Prefeitura de Boa Vista liberaram o uso de máscaras em locais abertos. E para vencer a pandemia, o país viu a importância dos investimentos em saúde.

De acordo com os dados do sistema DataSUS, do Governo Federal, em janeiro de 2019, o número de leitos públicos para internação no Estado era de 998. Em janeiro deste ano, foi para 1.239. E parte disso, se deu com o novo Anexo do Hospital Geral de Roraima.

A construção do prédio teve o apoio do ex- senador Romero Jucá. “Em 2008, o governador José de Anchieta me chamou e nós fizemos o plano Roraima Integrado. Assim, eu levei ao BNDES e liberamos os recursos para as ações na agricultura, o asfalto de vicinais, a construção de delegacias bem como, o novo bloco do HGR“.

Desse modo, Romero Jucá liberou R$ 38 milhões no plano. “Os recursos foram para a conta do governo. Porém, não foi emenda. Eram recursos extras que eu consegui com o Governo Federal. Então, eu trabalho de muitas formas para atender a nossa população”.

Investimentos em saúde: mais 120 leitos

Quando chegou em Roraima, o então governador Romero Jucá, construiu o prédio do HGR. E convidou o presidente José Sarney para a inauguração.

“Entregamos o prédio do HGR em 1989, com a presença do Sarney aqui. Além disso, eu ajudei a ampliar a Maternidade e lançamos a obra do Hospital de Rorainópolis, que ainda era a Vila do Incra. Então, eu sempre fiz investimentos em saúde”.

E quem conhece bem essa história é o dentista e pré- candidato do Time MDB RR à Câmara Federal, Paulinho Linhares. Ele já foi vereador da capital, além de secretário municipal e estadual de saúde. E por isso, sabe a importância dos investimentos em saúde.

“Nós sabemos que os municípios do interior  não têm condições financeiras para construir as Unidades Básicas de Saúde. Então, o apoio financeiro, sobretudo, é muito importante porque amplia o acesso das pessoas aos serviços de prevenção”.

Nos últimos anos, Romero Jucá trouxe os recursos para construir, ampliar e reformar mais de 70 UBS só no interior. Da mesma forma, ele ajudou a construir oito novas UBS na capital, em bairros que não tinham o serviço. E mais uma está em construção no Conjunto Pérolas do Rio Branco.

Ele também trouxe os recursos para o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer. E além disso, ajudou na obra de reforma do Hospital da Criança e com a compra de novos equipamentos.

Um Bate-papo sobre a saúde

No seu podcast Minuto Roraima desta semana, o presidente do MDB RR, Romero Jucá, conversa com Paulinho Linhares sobre os investimentos em saúde.

O conteúdo é publicado todas às sextas-feiras, nas redes sociais de Romero Jucá e no seu canal do Youtube. Assim, para ouvir o episódio completo, clique aqui: https://bit.ly/Podcast_Investimentos_Saude.