Paciente com pneumonia é amarrado em maca e aguarda mais de 10h por leito no HGR, diz denúncia

Thayanny Ariston, tia do paciente Alessandro da Silva, de 21 anos, denunciou à reportagem que o sobrinho ficou amarrado em uma maca e aguardando por leito no Hospital Geral de Roraima (HGR) desde às 9h deste domingo (27), numa espera de mais de dez horas.

Conforme a denunciante, o jovem foi encaminhado ao HGR na manhã de hoje sob diagnóstico de pneumonia. Ao chegarem na unidade, a equipe médica o amarrou em uma maca e o levaram para o trauma, pois não haviam leitos disponíveis.

“A gente veio do Cosme e Silva para cá de manhã. Simplesmente jogaram ele numa maca, amarraram ele, porque ele estava se debatendo e jogaram ele lá pra dentro e está lá numa maca. Agora há pouco eu fui ver e ele está se tremendo todinho em cima de uma maca sem conforto nenhum, só sobre a maca mesmo, desembrulhado. Ele está com pneumonia, ele foi diagnóstico com pneumonia lá no Cosme e Silva”, explicou.

A tia relatou que ao pedir para levar cobertas e trocar as roupas do paciente, foi impedida pelos servidores.

“Eu pedi para entrar. Pedi pra levar lençol, trocar roupa dele. Não estão deixando eu entrar de jeito nenhum. Mas eles não deixam entrar porque lá dentro o caos está muito feio. Lá está muito feio. Eles estão jogando os pacientes lá para dentro como se fosse animais”, denunciou.

Sem água e sem comida

Além disso, a mulher afirmou que o jovem não está sendo alimentado e também está sem beber água desde que chegou.

“Quando a doutora encaminhou ele do Cosme e Silva para o HGR falou que quando a gente chegasse aqui ele já teria um leito só para ele, porque ele não poderia ficar no trauma devido a pneumonia que ele tem. Então ele não podia deixar a doença progredir. Mas chegamos aqui e foi totalmente diferente do que a doutora falou lá no Cosme e Silva. Só jogaram ali no trauma, ele está lá até agora desde às 9h da manhã sem comer, sem beber água, porque elas não dão comida”, relatou.

Ainda segundo a denunciante, a equipe alegou que as visitas no Trauma são proibidas e que estão aguardando um leito para que ele seja deslocado.

“Eles alegam que não pode entrar porque ele está no trauma e no trauma não pode receber visita e que eles estão esperando um leito desocupar para botarem ele no leito. Mas a questão é: desde às 9h que ele está aí, ele tem pneumonia. Agora há pouco eu consegui ver ele de longe, ele está só numa maca, sem colchão, amarrado, se tremendo todinho em cima de uma maca. Quando ele me viu, ele quis falar alguma coisa para mim, só que não deixaram me aproximar dele. E eu vi com meus próprios olhos que lá dentro está um caos”, contou.

Bloco E anexo ao HGR

No dia 11 deste mês o governo inaugurou o Bloco E anexo ao HGR. Na ocasião, a secretária de Saúde, Cecília Lorezom afirmou que acabaria com a narrativa de que “não sabemos fazer gestão”.

O novo bloco tem 120 novos leitos disponibilizados para os pacientes. Contudo, 16 dias após a inauguração, pacientes já denunciam falta de leitos.

Informações: Roraima em Tempo