Evento é realizado pelo UNFPA em parceria com a UFRR e o Conselho estadual de Defesa dos Direitos da População LGBTI de Roraima — Foto: Divulgação/UFRR/RCCaleffi

Com o objetivo de integrar as comunidades LGBTI do Brasil e da Venezuela, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) realiza nesta nesta quinta-feira (4) o seminário “Orgulho de ser LGBTI: identidade e representatividade”.

O evento ocorre no auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), a partir das 14h. A participação é gratuita. O seminário ocorre ainda em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI celebrado na última sexta-feira (28).

De acordo com a oficial de programa para assuntos humanitários do UFPA, Irina Bacci, a ação deve fazer com que a sociedade roraimense discuta sobre os processos e entenda a necessidade de reconhecimento e também de respeito a comunidade LGBTI.

“O fluxo migratório muitas vezes traz para pessoas de Roraima bastante oportunidades e possibilidades de crescimento, mas também de integração entre a comunidade local e a venezuelana, especialmente para população LGBTI, que já tem estigmas e sofre preconceito”, disse.

O evento é realizado em parceria com a UFRR e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da População LGBTI de Roraima. A programação contará também com a realização de mesas redondas, apresentações artísticas e a participação de especialista, alunos, professores e ativistas.

Confira a programação

14h – Acolhimento e abertura
14h30 – Exibição do documentário “A revolta de Stonewall”
16h10 – Mesa de abertura: Orgulho de ser LGBTI: identidade e representatividade
16h50 – Mesa 2: Criminalização da LBGTfobia: conquistas e desafios
17h40 – Apresentação artística: performer Hayub Thomé
18h – Apresentação artística: Grupo DiversiArte
18h50 – Mesa 3: A representação da comunidade LGBTI pelos meios de comunicação no Brasil
19h30 – Encerramento

Informações: G1 Roraima