
As péssimas condições da Escola Estadual Ayrton Senna, no Centro de Boa Vista, motivaram a interdição da unidade nesta quinta-feira (29). Todos os 1.050 estudantes foram transferidos para a Escola Estadual Ana Libória, no bairro Mecejana, distante quase 4 quilômetros.
A falta de condições de algumas unidades de ensino foi um dos motivos que gerou atraso do ano letivo na rede estadual. Outras condições que causaram atraso foram o cronograma das atividades do processo seletivo para contratação de professores, problemas envolvendo a merenda escolar e o transporte escolar.
Segundo a Secretaria de Educação e Desporto de Roraima, a situação envolvendo a escola é antigo e não teria se enquadrado no Termo de Ajustamento de Conduta de 2014, com o Ministério Público de Roraima, para que a unidade fosse reformada.
Vídeos enviados por estudantes da escola Ayrton Senna mostram paredes com infiltrações, banheiro danificado e pisos quebrados.
Todos os alunos foram transferidos, temporariamente, para a Escola Estadual Ana Libória, até que as obras sejam finalizadas e o prédio volte a ter condições de receber os estudantes.
Procurado, o governo de Roraima informou que as aulas serão retomadas na unidade no dia 9 de setembro.
Nota Governo de Roraima
“Sobre a Escola Estadual Ayrton Senna, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) esclarece que a atual gestão encontrou o prédio da unidade escolar em situação precária e identificou que as gestões anteriores descumpriram um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2014 com o Ministério Público do Estado para reforma da unidade de ensino e que com o passar do tempo, sem reforma, o prédio foi se deteriorando.
Desta forma a atual gestão teve de adotar providências imediatas as quais foram ignoradas ao longo de cinco anos. Esclarece que após reuniões e discussões entre a equipe da Seed e a comunidade escolar, foi definido que a Escola Ayrton Senna será transferida temporariamente para o prédio da Escola Estadual Ana Libória, localizado no bairro Mecejana.
A medida foi necessária porque o prédio da Escola Estadual Ayrton Senna está com sua estrutura danificada e não atende mais aos fins educacionais. Informa que a Seed está adotando, com responsabilidade, todas as providências necessárias para que os alunos sejam acomodados na Escola Ana Libória. As aulas da Escola Ayrton Senna serão retomadas no próximo dia 09 de setembro.”
Informações: G1 Roraima