10ª SEMANA PEDAGÓGICA – Ano Letivo 2023 se inicia com discussões sobre políticas inovadores para a educação em Boa Vista

Com o tema “Escola que Ensina e Transforma”, a prefeitura deu início na manhã desta segunda-feira, 23, à 10ª edição da Semana Pedagógica, no Teatro Municipal de Boa Vista. Com palestras, oficinas, exposições e apresentações culturais, o evento reúne cerca de 6 mil profissionais da área para a discussão das diretrizes que vão balizar a política educacional ao longo deste ano.

O evento é tradicional, ocorre sempre antes de iniciar o Ano Letivo, direcionado para professores, cuidadores, assistentes de aluno, secretários escolares, merendeiras, gestores, vices e coordenadores pedagógicos. A programação segue até o dia 27 de janeiro. O tema propõe uma reflexão e discussões sobre o poder de práticas pedagógicas inovadoras, dentre outras iniciativas, em transformar o ensino escolar.

Também se trata de um momento de integração entres as equipes pedagógicas e um espaço para formação dos profissionais da educação. Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a proposta é fortalecer os conhecimentos para construir uma educação ainda melhor para todos.

“A Semana Pedagógica é o ‘pontapé’ inicial das nossas atividades da educação, para juntos discutirmos as diretrizes para o que iremos trabalhar ao longo deste ano. Para isso, trouxemos palestrantes de renome nacional para falar aos nossos profissionais de educação, não apenas professores, todos que atendem nossas crianças direta ou indiretamente. Tenho certeza de que após esse evento, teremos construído conhecimentos para melhor atender todas as nossas 48 mil crianças na nossa rede municipal de ensino”, explicou o prefeito.

Prefeito Arthur Henrique: “Tenho certeza de que após esse evento, teremos construído conhecimentos para melhor atender todas as nossas 48 mil crianças na nossa rede municipal de ensino”

Todos os conhecimentos compartilhados em palestras serão colocados em prática durante as oficinas, interligando teoria e prática. Elder Barros e seu filho Elder Barros Jr são professores de Educação Física. Para eles, a Semana Pedagógica tem um grande significado, pois destaca o que há de melhor na educação municipal e as conquistas que a capital possui na área.

“A educação em Boa Vista possui um nível de excelência. A prefeitura tem sempre buscado melhorar em todas as áreas. É uma coisa que não é muito vista Brasil à fora. Eu vim do Rio de Janeiro e a situação lá é bem diferente. Não é tão efetiva como o que gente vê aqui. Me surpreendeu muito”, disse Elder, professor do município há oito anos e que atualmente dá aulas na Escola Municipal Raio de Sol.

Por sua vez, Elder Jr, está há seis meses na rede municipal e afirma que se surpreendeu com a educação local. “Desde que entrei no município, após ter sido aprovado no Concurso de 2018, tenho me surpreendido bastante. A prefeitura nos dá todo suporte necessário para fazer um trabalho maravilhoso. De fato, é a capital da Primeira Infância. Então, só tenho que agradecer por essa oportunidade de estar aqui”.

Elder Jr e Elder Barros: pai e filho, ambos professores, participam da Semana Pedagógica com boas expectativas: “Temos uma educação de excelência”

Aulas da rede municipal começam na próxima semana

O Ano Letivo 2023 começa nas escolas do município no próximo dia 30 de janeiro. São esperados em torno de 48 mil alunos. Só na modalidade de ensino creche são em torno de 4.900 crianças a serem atendidas, representando um aumento de 95% na oferta de vagas em creches se comparado a 2021 (2.515 alunos atendidos).

______________
Confira mais imagens do evento: