Ruas dos bairros Senador Hélio Campos e Cinturão Verde recebem obras calçadas

A Prefeitura de Boa Vista trabalha atualmente na construção de 42 km de calçadas em vários bairros da cidade, principalmente nas regiões mais afastadas do Centro. Entre os que recebem o serviço nesta semana estão o Senador Hélio Campos e Cinturão Verde. 

No bairro Senador Hélio Campos, a rua Vereador Manoel Joaquim Martins é uma das atendidas. Quem mora por lá é a dona de casa Doralice Viana, que esperava ansiosa pela chegada da calçada. Para ela, ter asfalto e calçada na rua onde mora é a realização de um sonho. 

“Moro aqui há 23 anos, posso dizer o quanto mudou para melhor, realmente uma grande transformação. Só temos a agradecer”, disse. 

As obras também se iniciaram na rua Veríssimo Gonçalves de Oliveira, Travessa São Marcos e Travessa Gênesis, no bairro Cinturão Verde. A construção das calçadas vai completar a infraestrutura e o visual das vias que já contam com asfalto novo. 

Mesmo não sendo responsabilidade da gestão municipal, desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista vem construindo calçadas em diversos bairros da cidade. Já foram mais de 275 km executados, transformando ruas e avenidas da capital. 

Obras de pavimentação e calçadas trazem qualidade de vida para a população, valoriza os imóveis, melhora a mobilidade, acessibilidade e permite a circulação do pedestre com segurança. 

Boa Vista ocupa a melhor posição entre as capitais nortistas no quesito infraestrutura e acessibilidade das calçadas e tem nota superior à média nacional, segundo pesquisa realizada pela ONG Mobilize Brasil envolvendo as 27 capitais brasileiras.

Com nota 6,13, enquanto a média nacional foi de 5,71, Boa Vista está à frente de 18 capitais, inclusive, todas as da Região Norte.

Essas obras foram possíveis devido ao planejamento da gestão municipal na reconstrução da cidade, além de contar com a parceria do ex-senador Romero Jucá, que viabilizou junto ao Governo Federal os recursos para a execução de diversos serviços na capital.

Construção de calçadas, de quem é a responsabilidade?

De acordo com o Código de Postura do Município, a construção de calçadas é de responsabilidade do munícipe. Porém a gestão municipal tem trabalhado para garantir que muitas ruas sejam contempladas com esse serviço, oferecendo acessibilidade a todas as pessoas e permitindo a circulação dos pedestres com segurança, idosos, cadeirantes, mães com crianças e carrinhos de bebê, entre outros.

Onde é obrigação da prefeitura construir?

De acordo com a Lei nº 023, de 10 de outubro de 1974, que dispõe sobre o Código de Edificações e Instalações do Município de Boa Vista, é obrigação do município a construção e manutenção de calçadas em ambientes públicos, como praça e prédios públicos.