Prefeitura inicia trabalho de desinfecção de espaços públicos para combater o coronavírus

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta sexta-feira, 3, a limpeza e desinfecção de espaços públicos da cidade. A iniciativa leva em consideração as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Serão atendidos todos os prédios públicos que oferecem serviços de saúde, entre eles: Hospital da Criança Santo Antônio, Hospital Geral de Roraima, Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, todos os postos de saúde de Boa Vista e outros prédios, tanto da prefeitura como do governo estadual. Os abrigos de ônibus também passarão por esse tipo de limpeza.

A prefeita Teresa Surita enfatizou que não poupará esforços para conter a propagação do vírus em Boa Vista. “São medidas estratégicas que visam conter o índice de contaminação. Nós continuaremos atuando com as frentes de serviços, mas é preciso que a população também respeite o isolamento social para que logo possamos nos ver livres dessa pandemia”, completou.

De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Daniel Peixoto, cinco equipes com 10 pessoas trabalham em toda a cidade com os serviços de: limpeza, varrição, lavagem e desinfecção de superfícies.

“Todos os profissionais foram treinados para esses serviços e as equipes contam com o apoio de caminhões pipas, bombas costais para pulverização, além do uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s)”, destacou.

A medida de isolamento social, indicada pelo próprio Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são as mais eficazes no combate à transmissão do novo coronavírus. A maioria dos países atende a essas medidas como forma de evitar a propagação do vírus.

A Covid-19 é uma doença séria que já matou mais de 50 mil pessoas no mundo e infectou mais de 1 milhão. De acordo com o Ministério da Saúde, até o final de abril deve colapsar o sistema de saúde brasileiro.04