No mês de conscientização da saúde mental, profissionais do Caps II reforçam a importância da prevenção

Em 2020, por conta da pandemia, a procura por atendimentos psicológicos teve um aumento de quase 60% em comparação com 2019

Este mês é marcado pela Campanha Nacional “Janeiro Branco”, que tem como objetivo promover ações de prevenção e combate a doenças e distúrbios mentais em todo o país. Em 2021, em sua 8ª edição, a campanha traz o tema “Todo Cuidado Conta”. Em Boa Vista esse suporte fica a cargo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), que disponibiliza atendimento gratuito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

De acordo com dados da unidade, em 2020 a procura por atendimentos psicológicos teve um aumento de quase 60% em relação a 2019. No ano passado foram 1.806 atendimentos e em 2019 o número foi de 1.134 pessoas acolhidas. A psicóloga e coordenadora do CAPS II, Laniê Fontes, afirma que o principal motivo para esse salto foi a pandemia da covid-19.

“A demanda cresceu bastante, pelo fato de que muitas pessoas já viviam com sintomas leves de alguns transtornos e por conta do isolamento e vulnerabilidade emocional, essa situação foi se agravando. A gente trabalha muito com transtornos de humor e personalidade, esquizofrenia, ansiedade generalizada e depressão maior”, explicou.

Laniê destaca ainda que o principal objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental, quanto antes o problema for diagnosticado, maiores as chances de cura.

“Sempre estamos orientando os nossos pacientes a seguirem algumas regras básicas, como praticar alguma atividade física, ter um hobby, ter uma boa alimentação, cuidar do corpo, da alma. Nós somos um todo, então tudo isso tem uma relação com o adoecimento mental e fazendo essas atividades podemos prevenir algumas doenças”, disse.

CAPS II – O Centro oferece diversas atividades como oficinas e outros atendimentos, porém algumas atividades estão paralisadas por conta da pandemia. Oferece aos usuários os medicamentos necessários para o tratamento de diversos tipos de transtornos mentais.

O CAPS II está localizado na rua Dom José Nepote, n° 901, bairro São Francisco. Mais informações sobre atendimentos, assim como quais as atividades realizadas no local, podem ser obtidas através do número de telefone 3624 2384.