COVID-19: Cerca de 80 idosos acima de 90 anos foram vacinados no primeiro dia

A previsão é vacinar cerca de 550 idosos a partir de 90 anos. Também idosos acamados da mesma faixa etária. Neste primeiro dia foram aplicadas 78 doses no total

A Prefeitura de Boa Vista começou a imunizar nessa quarta-feira, 3, os grupos da segunda etapa de vacinação contra a Covid-19. Três pontos foram montados para receber os idosos de 90 anos de idade ou mais e também os idosos acamados da mesma faixa etária.

A segunda dose será aplicada com 21 dias, conforme pactuação da Comissão Itergestores Bipartite (CIB). Neste primeiro dia foram aplicadas 78 doses no total.

A dona Lindalva Amorim de Almeida, 90, foi uma das idosas a receber a vacina, no Terminal Luiz Canuto Chaves. “Todo dia pessoas estão morrendo com essa doença, precisamos nos vacinar para poder escapar, já sou viúva, mas não quero morrer agora não”, disse.

Luzia Bríglia, de 91 anos se emocionou ao tomar a vacina. “Agora sim, me sinto mais protegida, estava aguardando ansiosa a minha vez, estou agradecida”, garantiu.

A vacinação segue até domingo, 7. A previsão é vacinar cerca de 550 idosos dessa faixa etária. A superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues destaca as ações do primeiro dia.

“Começamos a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 com a meta de 90% do público-alvo. Reforçamos que todas as etapas vão acontecer conforme o recebimento das doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde, não há necessidade neste momento de se deslocarem até as unidades básicas de saúde, pois divulgaremos todas as etapas”, explicou Francinete.

Pontos de vacinação – Para essa ação, a prefeitura está disponibilizando três pontos de vacinação, em sistema Drive thru, no Terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves, Praça do Cidade Satélite e Parque Germano Sampaio, no Pintolândia. Os locais funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Sábado e domingo, das 8h às 14h.

Grupos – A prefeitura ressalta que os grupos de todas as etapas foram priorizados pelo Ministério da Saúde, segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença.

As demais etapas ocorrerão sucessivamente, conforme o envio das doses da vacina pelo Ministério da Saúde e serão divulgadas para cada grupo específico.