Maior paçoca do mundo de carne seca com farinha foi criada por Teresa Surita em 2015

Essa tradicional ação das festas juninas de Boa Vista começou em 2015, durante a penúltima gestão de Teresa Surita

Mais um recorde batido durante o Boa Vista Junina 2022. Desta vez, a maior paçoca do mundo, criada por Teresa Surita em 2015, chegou à marca de 1.131 kg (mais de uma tonelada) de muita farinha, carne seca e cebola. Isso mesmo. Esses são os ingredientes da iguaria tradicional de Roraima. E este ano, com o prefeito Arthur Henrique, ela veio com o seu principal acompanhamento – a banana. Essa tradicional ação das festas juninas de Boa Vista começou em 2015, durante a penúltima gestão de Teresa Surita.

No primeiro ano, foram distribuídos aproximadamente 500 kg de paçoca, um marco para a época. A iniciativa fez Boa Vista ser destaque na imprensa nacional, que repercutiu o feito. O que chama atenção é que, em outros estados, a paçoca mais conhecida é doce, totalmente diferente da carne seca com farinha e cebola servida em Roraima.

“Com nossa paçoca ninguém mexe! E hoje (ontem) é dia de comer a maior paçoca do mundo no Boa Vista Junina. ‘Quem vamos?”, escreveu Teresa Surita nas redes sociais chamando a população para experimentar a paçoca na última noite de arraial, que aconteceu nesse sábado (17).

Sites e blogs locais e nacionais também repercutiram a combinação da paçoca roraimense,
como ela é produzida e preparada, o que despertou a curiosidade de pessoas de outras regiões do Brasil.

Perfis das redes sociais fizeram brincadeiras com a maior paçoca do mundo, a exemplo da página VistaBoaVistarr, que postou um vídeo de uma multidão correndo, fazendo referência ao início da distribuição da paçoca no Boa Vista Junina.

O perfil UpdateCharts “chocou” com a informação de que o prato seria feito com 700 kg de carne seca e 400 kg de farinha. Milhares de pessoas de outros estados comentaram nos posts, surpresos com os ingredientes da receita. “E eu achando que era paçoca doce”, escreveu um internauta.

“A maior paçoca do mundo é feita no nosso Estado de Roraima! Muito feliz por isto! Tmj Teresa vc nos representa”, escreveu outra internauta nas redes sociais. “O povo achando que paçoca é só doce… Agora eu vi”, disse seguidora das páginas que repercutiram o feito.

PRODUTO DA TERRA – A ‘Maior Paçoca do Mundo’ é originária de comunidades indígenas e tem grande representatividade econômica, visto que todo o recurso para a produção da iguaria, desde as gestões de Teresa, é aplicado em ingredientes provenientes da terra. Para este ano, foram adquiridas 22 mil bananas da Região do Passarão, além da famosa farinha d’água roraimense, que veio do P.A. Nova Amazônia, região produtiva de Boa Vista.

PREPARO – Após desossada e cortada em pedaços pequenos, ela é levada à área do forno a lenha para a segunda fase do processo. De um lado, ela é dessalgada. Do outro, frita. Depois de frita, a carne é levada à forrageira, uma máquina adaptada para a tritura. Nessa fase é feita a mistura com 70% de carne e 30% de farinha. A inclusão da cebola é o toque final que dá o gosto regional e garante o sucesso da comida.

RANKING DA MAIOR PAÇOCA DO MUNDO:
2015 –
500 Kg
2016 – 775 kg
2017 – 856 Kg
2018 – 1.023 Kg
2019 – 1.050 Kg
2022 – 1.131 Kg