Agricultores indígenas começam a colher o milho nas Comunidades com o apoio da Prefeitura

Colheita é sinônimo de fartura e geração de renda. E é isso que os agricultores indígenas esperam nesta safra. A colheita do milho já iniciou e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai).

Nesta terça-feira, 22, as equipes da secretaria estiveram na Comunidade Indígena de Vista Alegre, localizada na terra indígena Baixo São Marcos. A colheita é feita com o debulhador, um implemento utilizado para “separar o grão da palha e do sabugo depois de colhido manualmente, usado mais em áreas pequenas.

O secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, disse que a safra desse ano já se espera uma excelente produtividade, com a colheita de aproximadamente 7.200 kg do grão seco por hectare.

“Quando se fala em terra indígena, se tem uma boa perspectiva com terras preparadas para o cultivo de várias culturas irrigadas ou não. Esse ano, a média produtiva veio subindo nas comunidades indígenas pelo fato de as mesmas áreas estarem sendo replantadas em relação a 2018, então com isso ganhamos aumento de fertilidade do solo, consequentemente aumentando o número de sacas colhidas por hectare, o que esse ano para a safra deve render em torno de 120 sacas de 60 kg por hectares”, enfatizou.

O agricultor indígena Dinarte Pereira da Silva, que possui uma área de três hectares na Comunidade Indígena Vista Alegre, declarou estar muito feliz com o apoio da prefeitura e que a colheita está sendo melhor do que o ano passado.

“Eu tenho certeza que esta colheita irá me gerar uma renda muito boa, estou muito feliz porque estou gerando renda para outras pessoas também, pois tenho um grupo trabalhando em minha lavoura comigo. Tirarei mais milho este ano do que ano passado, então o apoio da prefeitura por meio da Smaai tem sido fundamental. Parte da produção será para a nossa alimentação, alimentação dos animais e a venda direta na Comunidade”, concluiu.

Até o dia 30 de outubro, outras Comunidades farão a colheita do milho com o apoio da equipe técnica da Smaai. São elas: Darora, Ilha, Vista Nova, Três irmãos, Morcego, Serra do Truarú e Serra da Moça.