VOLTA À AULAS Escolas municipais se preparam para receber em torno de 48 mil alunos nesta segunda-feira, 30

Nesta segunda-feira, 30, começam as aulas do Ano Letivo na rede municipal de ensino. As 126 escolas esperam receber cerca de 47.800 alunos, e já estão nos últimos preparativos para este momento. A Prefeitura concluiu na sexta-feira, 27, a formação dos 5.800 profissionais durante a 10ª Semana Pedagógica e já entregou, aproximadamente, 162 mil itens de material didático-pedagógico às unidades.

A primeira semana geralmente é marcada pelo acolhimento dos alunos e as famílias. “Estamos com uma grande expectativa para receber nossos alunos. Será um ano de muitas conquistas na educação e de uma reestruturação histórica. Estamos com um concurso em andamento para novos profissionais efetivos, o que vai tornar realidade o que estamos planejando”, disse o prefeito Arthur Henrique.  

Preparação: Desde dezembro, a Prefeitura vem fazendo a manutenção e a instalação de novas centrais de ar nas escolas. Até o momento, 65 centrais de ar já foram instaladas em 23 unidades, outras receberam manutenção. Foram entregues também em torno de 10,5 mil itens de higiene pessoal, uma entrega que é feita a cada 3 meses. Além disso, 116 novos bebedouros já foram instalados em 76 unidades.

As escolas também já estão sendo abastecidas com os itens da alimentação escolar. A Escola Municipal Proinfância, Emília Rios, no bairro Cidade Satélite, por exemplo, já está prontinha para receber a criançada. “Já recebemos todos os materiais necessários, preparamos novos espaços de ensino e a equipe de professores já está com todo planejamento pronto para dar início às atividades. A nossa expectativa é de 100% de sucesso mais uma vez”, explicou Erika Costa, gestora da escola.

10ª Semana Pedagógica – Com o tema “Escola que Ensina e Transforma”, a Semana Pedagógica, se encerra nesta sexta-feira, 27. O Evento tradicional, ocorre sempre antes de iniciar as aulas e marca o início do Ano Letivo. Quase 6 mil profissionais participaram entre professores, cuidadores, assistentes de aluno, secretários escolares, merendeiras, gestores, vices e coordenadores pedagógicos.                                                                                                                                                                                                           

Os profissionais foram capacitados com um dos melhores especialistas em Educação do Brasil, renomados nacional e internacionalmente. Foram momentos de formação com palestras e oficinas e integração entres as equipes pedagógicas.

Calendário Escolar 2023 – Neste ano serão 201 dias letivos e a carga horária de 804 horas para o ensino regular da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além de 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para a Educação de Jovens e Adultos. O recesso escolar será entre os dias 3 e 17 de julho. Já o encerramento do Ano Letivo está previsto para o dia 20/12/2023.