LEI LUCAS – Para garantir mais segurança na escola, profissionais de educação participam de curso de primeiros socorros

Prezando pela segurança e bem-estar dos alunos da Rede Municipal de Ensino a Prefeitura de Boa Vista está promovendo esta semana um curso de primeiros socorros para profissionais da educação que atuam na Rede Municipal de Ensino. A primeira etapa da capacitação, prevista na Lei Lucas (n°13.722) segue até quinta-feira, 23, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

O Curso de Suporte Básico de Vida é coordenado pela Gerência de Formação Continuada da SMEC e pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Nesta primeira etapa, 100 professores, divididos em 4 turmas, participam da capacitação. Outras quatro etapas ainda devem ocorrer até julho, contemplando um total de 450 profissionais da educação, entre professores, gestores, cuidadores, assistentes de aluno, dentre outros.

“Reforçamos a importância dos primeiros socorros no ambiente escolar, visto que uma simples técnica e manobra pode salvar vidas”, disse a coordenadora do curso, Estefanie Maleve

SABER COMO AGIR – O Curso de Suporte Básico de Vida é ministrado em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira. Conforme a coordenadora Estefanie Maleve, a ideia é garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no espaço escolar, preparando professores e demais profissionais da educação para lidar com emergências cardíacas, respiratórias e desobstrução das vias aéreas.

“Reforçamos a importância dos primeiros socorros no ambiente escolar, visto que uma simples técnica e manobra pode salvar vidas. A lei recebeu esse nome devido a história de um menino chamado Lucas que faleceu após se engasgar em um passeio escolar. No momento do acidente, nenhum profissional sabia como agir para salvar a vida dele”, disse Estefanie.

Dayane Freitas, professora na Escola Municipal Áurea de Holanda destacou a importância em participar do curso

Dayane Freitas, que atua como professora na Escola Municipal Áurea de Holanda, participa do curso e considera a iniciativa fundamental para um ambiente escolar mais seguro. “É uma iniciativa de grande valor, pois é uma oportunidade de capacitar os professores e demais profissionais para estarem preparados para lidar com uma possível emergência”, explicou.

LEI LUCAS – Após sua regulamentação, em 2018, as instituições tiveram seis meses para se adequar às exigências previstas. Assim, desde 2019 a capacitação de profissionais da área educacional é obrigatória. Por isso, professores e demais trabalhadores de espaços educacionais devem fazer o curso e a atualização anualmente. O descumprimento dessa exigência pode resultar até no fechamento da instituição.

________________________

LINK DAS FOTOS:

Wélika Matos –  https://flic.kr/s/aHBqjAwNB9