Arthur Henrique fala sobre ações para mitigar impactos da imigração na saúde em Boa Vista

Arthur Henrique fala sobre ações para mitigar impactos da imigração na saúde em Boa Vista
Prefeito Arthur Henrique – Foto: Polyana Girardi

O prefeito Arthur Henrique concedeu entrevista na Rádio 93 FM na tarde desta quarta-feira (22). Na ocasião, ele conversou com o jornalista Bruno Perez sobre os impactos da imigração na saúde em Boa Vista. Principalmente no Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA).

“A gente percebeu o aumento da imigração nesses últimos dois meses. Nos últimos 12 meses foram os que mais teve a entrada de venezuelanos aqui em Boa Vista. Então é uma questão de saúde pública muito grave. Não só por causa dos indígenas, que acabam ocupando muitos leitos também. E eles chegam em condições bem delicadas de saúde”, disse Arthur.

O prefeito destacou que, com a imigração, a taxa de natalidade aumentou muito na capital. E, assim, o número de crianças que precisam do Hospital da Criança também cresceu.

“Hoje a prefeitura de Boa Vista é responsável por cuidar da saúde especializada da criança até os 13 anos de idade”.

Mais médicos

Boa Vista deve receber 100 médicos do programa Mais Médicos do Governo Federal. O sorteio irá ocorrer em breve. Além disso, os que já estão na capital terão contrato renovado.

“Os que a gente já tem hoje também vão ser mantidos. Os contratos que estavam para vencer agora no final de março já serão renovados. Então a gente vai conseguir fortalecer bem a atenção básica”.

Outro ponto que o prefeito destacou é que, além desses médicos, a partir do ano que vem, o Governo Federal passará a financiar toda a equipe de saúde da família.

“Toda a equipe que compõe a saúde da família vai ter financiamento do Governo Federal. Dentista, enfermeiro, ACS [Agente Comunitário de Saúde], ACE [Agente Comunitário de Endemias]. Então, tudo isso vem recurso para a saúde”

Investimento em UBS’s

A Prefeitura de Boa Vista está construindo três Unidades Básicas de Saúde (UBS’S). Elas ficam localizadas nos bairros Pedra Pintada, Pérola e no P.A. Nova Amazônia.

Além disso, outras unidades passam ou passaram recentemente por reforma. As dos bairros 31 de Março, bem como do Paraviana já estão reformadas e funcionando.

Por outro lado, a Prefeitura está ampliando a UBS do Buritis. E, do mesmo modo, está reformando a UBS do bairro São Vicente.

Fonte: Da Redação