Bosque dos Papagaios celebra Dia Internacional da Biodiversidade

Bosque dos Papagaios celebra Dia Internacional da Biodiversidade
Ação no Bosque dos Papagaios – Foto: Divulgação/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta segunda-feira (22) uma manhã especial em alusão ao Dia Internacional da Biodiversidade no Bosque dos Papagaios. Cerca de 80 integrantes dos projetos Conviver e Cabelos de Prata, além de visitantes participaram de palestras sobre temas ligados à educação ambiental.

As atividades contaram com a parceria de estudantes de Ciências Biológicas, Tecnologia em Saneamento Ambiental, bem como de Gestão em Turismo do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

A programação no Bosque dos Papagaios incluiu dinâmicas, como jogos educativos sobre coleta seletiva e a importância da preservação dos recursos naturais. Além disso, os participantes também fizeram trilhas ecológicas. Mas encerraram a manhã com plantio de árvores nativas das espécies Pau-pretinho, ucuba, ipê rosa, ingá, samaúma e açaí.

A estudante de licenciatura em Ciências Biológicas do IFRR, Helôdy Serra, aproveitou para coletar carcaça de besouros para pesquisa. “Achei muito importante, não só para mim, mas também para as demais pessoas. Aqui a gente percebe o quanto é necessário conhecer e preservar a natureza. Esta visita, permite que as pessoas vejam um pouco sobre a biodiversidade e sua importância”, observou.

Karla Oliveira, diretora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), ressaltou que a ação foi importante justamente pela sensibilização quanto ao cuidado com a natureza. “Lembrando que as nossas ações impactam a biodiversidade, como por exemplo, o desmatamento, as queimadas, poluição do ar e da água. Por isso abordamos a questão do descarte dos resíduos sólidos e suas consequências ao meio ambiente”, destacou

Dia Internacional da Biodiversidade

A data é comemorada anualmente no dia 22 de maio. As Nações Unidas estabeleceram o dia para aumentar a conscientização e destacar a importância da biodiversidade para a saúde do nosso planeta e para o bem-estar humano.

A biodiversidade refere-se à variedade de vida na Terra, incluindo a diversidade de espécies de plantas, animais, fungos e microrganismos, bem como os ecossistemas dos quais fazem parte.

Fonte: Da Redação