Mais de 150 km de estradas são recuperados na área rural de Boa Vista

Mais de 150 km de estradas são recuperados na área rural de Boa Vista
Maquinas realizando terraplanagem – Foto: Andrezza Mariot/SEMUC/PMBV

As obras de melhorias da Prefeitura de Boa Vista já comtemplou 11 comunidades indígenas e 2 polos agrícolas. Elas foram feitas nas estradas de vicinais. Somando as obras, mais de 150 km de estradas em passaram por recuperação. O objetivo é garantir segurança durante o deslocamento de moradores.

Atualmente, as equipes concentram os trabalhos na vicinal 6, região do Murupu. Já foi utilizado mais de 60 carradas de piçarra para deixar a pista em boas condições.

A terraplenagem acontece ao longo de 2km e vai contribuir para diminuição dos atoleiros provocados pelas chuvas. Assim como, os buracos que surgem devido à movimentação constate de veículos.

De acordo com Eliane Korinivski, que possui uma propriedade na região desde 2004, onde cultiva melancia, ela já passou dificuldades nos dias de chuva ao longo dos últimos anos. A obra trouxe alívio, pois vai permitir o transporte da safra para comercialização, algo que antes a preocupava, devido às condições da estrada.

“Com esse inverno rigoroso ultimamente, alaga e dificulta pra gente escoar a nossa mercadoria. Se não fosse esse trabalho da prefeitura, nossa produção infelizmente ia ser afetada, porque não tinha como passar. A gente fica muito feliz que a prefeitura veio aqui e fez esse serviço para a gente. Estamos muito gratos”, disse.

Reparos em outras vicinais

Assim como no Murupu, o cenário também é outro nas vicinais das comunidades indígenas de Boa Vista. Essas regiões como Comunidade do Milho, Bom Jesus, Lago Grande, Akan, Morcego, Serra da Moça, Anzol, Serra do Truaru, Campo Alegre, Vista Alegre e Darôra também receberam a terraplenagem.

“Estamos trabalhando desde 2022, antecipando problemas que surgem com as chuvas. Alguns desses lugares nunca receberam nenhuma intervenção. Na estrada do Anzol, por exemplo, era uma mata virgem com passagem só para um carro. Com a raspagem e terraplenagem, fizemos uma nova estrada, agora adequada para o tráfego”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim.

Dessa forma, o secretário ressaltou que as manutenções devem continuar acontecendo sempre que as chuvas ‘derem trégua’. “Estamos trabalhando neste período com dificuldades, mas assim que tiver a estiagem, a gente consegue fazer intervenção e entraremos em outras áreas”, afirmou.

Mais obras na zona rural e indígena

Em novembro passado, a Prefeitura iniciou a implantação das lâmpadas de LED nas comunidades indígenas, sendo já contempladas Vista Nova e Vista Alegre. Além disso, duas vezes por ano, as comunidades recebem serviços de limpeza.

Nesse sentido, já passaram por intervenções com serviços de terraplanagem e tapa buracos as comunidades: Campo Alegre (8km), Comunidade Vista Alegre (24km), Comunidade Darora (9km), Vicinal II – Polo da Batata Doce (12km).

Do mesmo modo, as Comunidade do Milho (32km), Serra da Moça (22km) e Vicinal do Limão (15km) também recebera melhorias. Já vicinal Água Boa recebeu recapeamento e meio-fio em um trecho. Por fim, cerca de 8km da via, a operação Tapa Buracos foi quem atendeu.

Fonte: Da Redação