Ações sobre importância do combate ao trabalho infantil em Boa Vista, ocorrem durante mês de junho

Ações sobre importância do combate ao trabalho infantil em Boa Vista, ocorrem durante mês de junho
Primeira-dama da capital Nathalia Cortez/Foto: Jonathas Oliveira PMBV

As ações sobre a importância de combater o trabalho infantil vão ocorrer durante a próxima semana deste mês em Boa Vista.

 Na segunda-feira, (12) além de palestra para ambulantes e barraqueiros no Teatro Municipal, terá também blitzen educativas em locais simultâneos da cidade. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de erradicar essa prática e proteger crianças e adolescentes.

Ao longo do mês estão programadas outras atividades, como: rodas de conversa, palestras, buscas ativas em feiras, mercados da cidade e durante as seis noites do Boa Vista Junina. A ação é coordenada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com o apoio da rede intersetorial. Para a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, a prefeitura não se limita apenas a esse período temático, mas trabalha ao longo de todo o ano.

“O trabalho da prefeitura acontece ao longo do ano com ações diárias, articulando com a rede de proteção, fazendo os encaminhamentos necessários e identificações em feiras, lojas, nos shoppings e em diversos setores da cidade. Nossa proposta é sensibilizar as pessoas para que elas possam também identificar e nos ajudar a proteger as nossas crianças e adolescentes”, enfatizou a secretária.

Dados

De acordo com a Prefeitura, em 2022, houve 268 casos em Boa Vista. Até maio de 2023, foram 143. É a rede de proteção quem os recebe (CRAS e CREAS) e também os órgãos fiscalizadores como Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude e Ministério Público. Trabalho infantil é crime, denuncie através do Disque 100 ou pela Central 156 da prefeitura.

Portanto, o trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida pela legislação do país: até 13 anos – proibição total; Entre 14 a 16 anos – admite-se uma exceção: trabalho somente na condição de aprendiz; Entre 16 e 17 anos – permissão parcial. Nesse sentido, ocorre as proibições das atividades noturnas, insalubres, perigosas e penosas, estas são as piores formas de trabalho infantil.

PETI

Conforme a Prefeitura, o programa surgiu 1996 como uma ação do Governo Federal. No âmbito municipal é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Gestão Social, que durante todo ano promove diversas ações para combater o trabalho infantil em Boa Vista.

Para conferir toda a programação, clique aqui.

Fonte: Da Redação