Fé, superação e esperança foram os temas abordados pelas quadrilhas na 4ª noite de arraial

Fé, superação e esperança foram os temas abordados pelas quadrilhas na 4ª noite de arraial
Quadrilha Macedão – Foto: Diane Sampaio/Semuc/PMBV

Cada espetáculo apresentado pelas quadrilhas no Boa Vista Junina é mais que uma simples dança acompanhada de uma música bastante animada. Há muitas mensagens que levam o público a refletir sobre diversas questões da sociedade. E foi justamente isso que os grupos ressaltaram nesta sexta-feira, 23, a 4ª noite do Maior Arraial da Amazônia.  

De acordo com o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Dyego Monnzaho, o Boa Vista Junina envolve um trabalho vasto e completo, como se fosse uma grande “ópera junina”. Isso porque, além da questão estética, há o foco na construção de dramaturgia, que envolve as mensagens e temáticas de forte impacto social.

“Essa diversidade representa muito a sociedade em que a gente vive hoje, onde muitos dos dilemas enfrentados podem ser refletidos em produções artísticas. E ao longo dos anos, as quadrilhas de Boa Vista vêm entendendo que precisam sempre amadurecer esteticamente e conceitualmente, para o tratamento de determinadas temáticas. E isso, lógico, vai refletir muito na produção de cada uma delas”, destacou.

Confira o que as quadrilhas apresentaram nesta 4ª noite do Maior Arraial da Amazônia:

GUERREIROS DE JORGE (Emergente) – Primeira da noite a se apresentar, a quadrilha apostou na história de uma das maiores bandas de forró de todos os tempos, a Mastruz com Leite, que desde os anos 90 já embalou diversas festas, aniversários, casamentos e, claro, arraiais Brasil à fora. E no tablado, o grupo junino levou ao público um medley de grandes sucessos da banda, como “Meu Vaqueiro, meu Peão”, “Cara Metade”, “Vamos pra Fogueira”, “Minha Verdade”, entre outros.  O público? Cantou todas as letras de cor.

MACEDÃO (Acesso) – “Somos bonecos de São João”, inicia o refrão da música-tema da quadrilha, que nesse ano levou “A Cidade dos Bonecos” para o tablado. A proposta lúdica remete à Primeira Infância, fase de descobertas e de percepção do mundo à sua volta, mas também alude à arte dos mestres bonequeiros do nordeste brasileiro. Vale um destaque para os figurinos, inclusive com o time feminino com os cabelos nas diversas cores, como das bonecas de pano.

NAMORO CAIPIRA (Acesso) – Tomando como tema a figura mítica da Fênix (ave que renasce das cinzas), a quadrilha junina levou uma mensagem de fé e superação. Com um figurino chamativo e bastante ousado, o grupo ressaltou a grandeza de cada brasileiro em sua luta diária por alcançar seus ideais, apesar das dificuldades que possam surgir no caminho.  

CORAÇÃO DE ESTUDANTE (Especial) – E por falar em força e superação, o nordestino guerreiro foi o foco da quadrilha campeã do Grupo de Acesso no ano passado. E sob um tom bastante emotivo, o grupo junino abordou sobre a fome, a miséria e o trabalho infantil e como as famílias nordestinas venceram tudo isso com muita determinação e fé, apesar do preconceito e da xenofobia. Para abrilhantar ainda mais essa mensagem, a quadrilha referenciou o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e sua obra fundamental, “O Auto da Compadecida”.  

CORAÇÃO CAIPIRA (Especial) – Nas palavras de Paulinho da Viola, “Dinheiro na mão é vendaval, na vida de um sonhador”. Foi com essa premissa que a Coração Caipira criticou a busca desenfreada pelas riquezas e o desprezo às coisas simples e proveitosas da vida. Com muitos recursos visuais e pirotecnia, a quadrilha apresentou desde seres místicos (como o “deus” Mamon, o Senhor das Riquezas), passando pelo personagem da Disney, Tio Patinhas, e até uma sutil referência a Antônio Conselheiro, figura histórica da Guerra de Canudos (1896-1897).     

FURACÃO CAIPIRA (Especial) – Encerrando a quarta noite do arraial, a quadrilha homenageou todos os homens e mulheres que migraram do nordeste para Roraima, desde a década de 60 e que ajudaram a desenvolver o Estado com muito trabalho, fé, coragem e esperança. Estes foram os elementos apresentados pelo grupo na arena junina, ressaltando inclusive as belezas do Estado, como o lavrado, a Pedra Pintada e o buriti. E, claro, com muita alegria e a energia do arraial.

Confira a programação deste sábado, 24, quinta noite de festa com quadrilhas e shows:

*Arena Junina

  • 18h – Projeto social Conviver
  • 19h – Coração Alegre (Emergente)
  • 20h – Filhos de Macunaima (Acesso)
  • 21h – Agitação Caipira (Acesso)
  • 22h – Sinhá Benta (Especial)
  • 23h – Eita Junino (Especial)

*Shows

  • 19h – Forró Xote na Veia
  • 20h – Forro Pai D’Égua
  • 21h – Eliakin Rufino e banda
  • 22h – Marcos Noletto e banda
  • 23h – Banda Forrozão Sacolejo

Fonte: Da Redação