Em Boa Vista, 133 escolas municipais retornaram às aulas nesta terça-feira

Em Boa Vista, 133 escolas municipais retornaram às aulas nesta terça-feira
Foto: Divulgação PMBV

Em Boa Vista, as 133 escolas municipais retornaram às aulas nesta terça-feira (19). Mais de 51 mil alunos retornaram após os 15 dias de recesso escolar. Como todo primeiro dia, a criançada demonstrou alegria e empolgação em regressar à sala de aula para o segundo semestre do ano letivo 2023.

Assim, as unidades das áreas urbanas, do campo e indígenas se prepararam para este momento de acolhimento dos alunos. De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, a prefeitura investe na qualidade do ensino, na capacitação profissional garantindo condições de trabalho aos servidores e para manter o padrão de excelência educacional na rede.

A Educação vai seguir com a formação continuada dos servidores, planejamento dos professores, robótica nas escolas, laboratório móvel de ciências, além do planejamento da prova do Saeb. A prefeitura investe no desenvolvimento das crianças com o projeto BV Alfaletrar que veio para promover o nivelamento dos alunos que tiveram o aprendizado afetado com a pandemia. A equipe está focada em busca de bons resultados”, explicou.

A aluna do 2º Ano, Alice Freitas, 6 anos, retornou com sorriso no rosto e atenta à decoração feita na escola para recepcionar os alunos no início das aulas. “Eu estava com saudades da escola, da professora e dos meus amigos. O tamanho da minha saudade é oito [escala de zero a dez]. Nas férias, eu brinquei e joguei com a minha prima e a gente se divertiu muito na nossa casa. Mas eu gosto da escola, de ficar pintando na minha sala”, contou Alice.

Novos servidores para educação em Boa Vista

Para reforçar a equipe de profissionais, a Prefeitura de Boa Vista empossou nessa segunda-feira, (17) mais 398 novos concursados, entre professores, cuidadores e assistentes de alunos. São mais de 5 mil servidores atuando na rede municipal de ensino.

SAEB 2023

Este semestre será importante para a rede municipal com a aplicação da avaliação do Sistema Nacional da Educação Básica 2023 (SAEB), prevista para ocorrer entre os dias 23 de outubro a 10 de novembro em todo o Brasil. Na capital, serão então avaliados os 6.193 alunos do 5° e 2º Anos de 57 escolas municipais.

Assim, o SAEB 2023 é uma avaliação nacional, em larga escala, que oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais. Dessa forma, permite ao Governo Federal um diagnóstico mais preciso sobre a qualidade da educação praticada no país, a partir de dados concretos.

Calendário Escolar

Por fim, para o ensino regular da Educação Infantil e Ensino Fundamental são 201 dias letivos, carga horária de 804 horas. Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são 200 dias letivos e carga horária de 800 horas. Dessa forma, o encerramento do Ano Letivo está previsto para o dia 20 de dezembro.

Fonte: Da Redação