Abertas as inscrições para 2ª turma do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação em Boa Vista

Abertas as inscrições para 2ª turma do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação em Boa Vista
Alunos da primeira turma – Foto: Katarine Almeida

A Prefeitura de Boa Vista publicou nesta quinta-feira (24), edital para a formação da segunda turma do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As inscrições começam nesta sexta-feira (25), e encerram no dia 20 de setembro, através do concursos Boa Vista. São 250 vagas disponíveis para a 1ª etapa (Nivelamento).

O projeto tem como objetivo formar profissionais qualificados em programação avançada para atender as demandas do mercado local e regiões próximas.

Boa Vista é a única cidade da Região Norte a receber o programa. A ação é fruto de uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Lei da Informática (n° 8.248, de outubro de 1991).

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) é responsável por conduzir o programa. A unidade recebe apoio da Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação (BRISA) e é implementado pela Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital.

As etapas do programa

De acordo com a prefeitura a 1ª etapa (Nivelamento em Computação Básica), terá carga horária de 180h e acontecerá de forma virtual, por meio da Plataforma de Ensino à Distância (EAD).

Nessa fase, são abordados conhecimentos tecnológicos, tais como:

  • Modelagem de banco de dados;
  • Estatística;
  • Lógica de programação;
  • Organização de computadores;
  • Noções de Internet das coisas;
  • De Blockchain;
  • Empreendedorismo;
  • Noções de BigData e de Inteligência Artificial.

Do mesmo modo, a aula magna está prevista para o dia 29 de setembro de 2023 e a prova final da etapa nivelamento será dia 4 de dezembro.

Em seguida, na segunda etapa (Imersão), os 40 alunos mais bem classificados se envolverão em projetos práticos. Dessa forma, eles exercitarão os conhecimentos adquiridos através de desafios reais, fixando de forma profunda os conceitos estudados na primeira fase.

A segunda etapa é presencial, com duração de 480 horas. Além de conhecimento, os contemplados ganham uma bolsa no valor de R$ 1.200 e notebook. A avaliação final da etapa imersão está prevista para ocorrer no dia 5 de julho de 2024.

Primeira turma

Ainda conforme a prefeitura, as aulas da primeira turma do programa começaram em janeiro deste ano, com a participação de 100 pessoas interessadas na formação em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Em março, começou a segunda etapa para os 40 alunos que mais se destacaram. Então, as aulas devem ser concluídas no dia 29 de setembro, e a data da apresentação final dos projetos ainda será definida.

Fonte: Da Redação