Poluição do ar: Arthur Henrique anuncia medidas emergenciais para Boa Vista

Poluição do ar: Arthur Henrique anuncia medidas emergenciais para Boa Vista
Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique – Foto: PMBV

O prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (MDB) anunciou nesta segunda-feira (25), as medidas de emergência para amenizar os danos das queimadas na capital.

Confira:

  • Evitar atividades esportivas ao ar livre principalmente as que demandam esforço físico intenso;
  • Manter-se, se possível, em locais fechados;
  • Usar máscara quando exposto à fumaça intensa (máscara comum);
  • Se estiver em veículo que disponha de ar-condicionado, procure manter janelas fechadas, ar-condicionado ligado em intensidade baixa e com o botão de recirculação ativado para evitar a entrada de fumaça. Caso contrário, procure usar máscara dentro do veículo;
  • Manter boa hidratação, principalmente de grupos de risco como crianças, idosos e com comorbidades;
  • Não queimar lixo. Sempre que possível, armazene em sacolas para a devida coleta municipal;
  • Procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima aos “primeiros” sinais de complicações respiratórias, tosse ou ardência nos olhos.

Além disso, o prefeito já havia adiantado outras medidas administrativas. Nas escolas e nos projetos sociais foi recomendada a suspensão de atividades ao ar livre. Até na hora das refeições, as crianças vão permanecer dentro das salas de aula para evitar ao máximo o contato com a fumaça. Os idosos do Projeto Cabelos de Prata foram orientados para permanecer em casa.

Entenda

O prefeito fez o anúncio na manhã de hoje em coletiva que seria para anunciar um pacote de obras. No entanto, ele decidiu priorizar o assunto e reuniu comitê para debater as medidas. O encontro do comitê, marcado de forma emergencial ocorreu após o alto índice de poluição no ar.

De acordo com Arthur Henrique, os municípios de Cantá e Mucajaí, que são os mais próximos de Boa Vista, são os principais com focos de incêndio. Por esse motivo que nos dois últimos dias a cidade ficou coberta por fumaça, que se propagou devido aos ventos.

“As condições do ar da cidade piorou de ontem para a hoje. E por isso nossa prioridade é o ar que as pessoas respiram em Boa Vista. Já são cinco meses que a Prefeitura vem realizando ações para evitar que os focos de incêndio tomem grandes proporções. Infelizmente ações como essas não foram tomadas no restante do estado”, disse.

Defesa Civil

Conforme Cleyton Medeiros, diretor da Defesa Civil Municipal, o principal fator para o crescimento de queimadas é a prática ilegal por parte da população. Ele destaca algumas medidas já realizadas, que são as atividades de conscientização e fiscalização intensa.

“É uma situação bem complicada, devido a tantos focos de incêndio que a população tem deixado de se expandir. A recomendação é que as pessoas se hidratem bastante, evitem atividades físicas em locais abertos. A gente pede que a população fique em locais fechados”, informou.

Fonte: Da Redação