Telmário critica Governo Federal por exonerar servidora que violou direitos indígenas, mas apoia Jhonatan de Jesus para cargo no TCU

Telmário critica Governo Federal por exonerar servidora que violou direitos indígenas, mas apoia Jhonatan de Jesus para cargo no TCU
Senador Telmário Mota e deputado federal Jhonatan de Jesus – Foto: Montagem

O senador Telmário Mota (Pros) usou as redes sociais para criticar o Governo Federal por exonerar a ex-coordenadora da Fundação dos Povos Indígenas (Funai), Carla Fonseca de Aquino Costa, acusada de violar direitos indígenas, mas apoiar o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos) para cargo no Tribunal de Contas da União (TCU).

Ela havia sido nomeada no último dia 24 de janeiro pelo presidente Lula da Silva (PT). Contudo, foi demitida um dia depois após denúncias de que teria protagonizado conflitos com indígenas durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em uma publicação do Twitter, Telmário argumentou que Jhonatan e o pai Mecias de Jesus (Republicanos), indicaram os três últimos coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y). Logo, seria algo contraditório apoiar o deputado à vaga no TCU.

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados disse recentemente que 80% da agremiação apoia o candidato do Republicanos. Conforme petistas, haveria em torno de 60 parlamentares dispostos a votar em Jhonatan na eleição, que deve ocorrer no dia 2 de fevereiro.

Fonte: Da Redação