Classificados no concurso da GCM de Pacaraima fazem manifestação e pedem convocação para o curso de formação

Classificados no concurso da GCM de Pacaraima fazem manifestação e pedem convocação para o curso de formação
Os candidatos se reuniram em frente ao MPRR – Foto: Ian Vitor Freias/Roraima em Tempo

Classificados no Concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pacaraima realizaram na manhã desta terça-feira (28) uma manifestação para cobrar à prefeitura do município convocação para o curso de formação.

A Comissão de Candidatos Classificados se reuniu em frente ao Ministério Público de Roraima (MPRR). O grupo também protocolou junto ao órgão um pedido de providências.

Conforme uma das candidatas, que preferiu não se identificar, mais de 200 pessoas já realizaram todas as fases da 1ª etapa do concurso, sendo elas: exame psicológico, toxicológico, médico e o de investigação social. Agora, eles esperam a convocação para a 2ª etapa, que é o curso de formação.

É que para a formação de cadastro reserva (previsto no edital), é necessário que todos os candidatos aptos nas fases da 1ª etapa também passem pelo curso de formação, uma vez que ainda se trata de uma etapa do concurso que tem caráter classificatório e eliminatório.

“Nós estamos aguardando a realização da segunda etapa, o curso de formação, que é previsto dentro do certame […] Conforme o edital prevê, todos os que estão previstos dentro das vagas devem passar pelo curso de formação para o cadastro de reserva”, disse a mulher.

‘Não tem recurso’

Ela destacou que a comissão já chegou a procurar pelo o prefeito Juliano Torquato (Republicanos). No entanto, segundo a mulher, ele afirma que o município não tem recurso para convocar todos os candidatos para a etapa e que “nem queria” ter executado o certame.

“Inclusive, a gente faz cobrança nas redes sociais da prefeitura, do prefeito Juliano Torquato. Simplesmente nossos comentários são apagados, são censurados […] nós tivemos apenas uma reunião com o prefeito, no centro cívico. Ele alegou para gente que ele não tem recurso, ele foi claro, simpático em afirmar que ele só fez esse concurso da guarda porque ele foi obrigado, porque ele nem queria”, pontuou.

Esperam há mais de 7 meses pela convocação

Os classificados aguardam há mais de 7 meses para concluírem todas as etapas do concurso público. De acordo com a comissão, na próxima semana já inicia o prazo para matrícula no curso de formação. Por isso, eles precisam de uma resposta o mais breve possível.

“Não é justo a gente está aqui pra reivindicar. Pedimos resposta do Ministério Público de Pacaraima estamos aguardando o retorno. Estamos aqui hoje o MPRR pra ver se alguém possa olhar com rapidez. A matrícula do curso de formação já vai acontecer semana que vem. Após a matrícula, vai sair o enxoval que também não vai ser barato entendeu?”, informou uma das candidatas.

Gastos com o curso e sentimento de abandono

Conforme outro classificado no concurso, Isaias Alves, o sentimento que ele e alguns candidatos têm é de abandono, pois nenhum dos vereadores se prontificaram para ajudá-los.

“O meu sentimento é de abandono, as autoridades abandonaram a gente. Os vereadores não se se prontificaram para essa questão da convocação dos candidatos”, ressaltou

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Prefeitura de Pacaraima, no entanto, não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.

Fonte: Da Redação