Após blecaute, bairros continuam sem água e sem energia em Boa Vista

Após blecaute, bairros continuam sem água e sem energia em Boa Vista
Falta de luz em Roraima – Foto: Divulgação

Após o blecaute que deixou os roraimenses sem energia elétrica por mais de 5h no último sábado (15), moradores denunciaram nesta terça-feira (18) que o problema permanece em alguns bairros de Boa Vista.

No bairro Murilo Teixeira Cidade, por exemplo, há relatos de que os moradores estão sem energia elétrica e sem água, desde as 2h da madrugada. Além disso, na região do Santa Cecilia, os moradores estão sem o serviço desde a noite de segunda-feira (17). Parte do bairro Paraviana e Raiar do Sol, também não havia energia.

A reportagem entrou em contato com a Roraima Energia e com a  Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) para esclarecimentos sobre o ocorrido.

Por meio de nota, a Roraima Energia, disse que em razão das chuvas houve registro de várias ocorrências de árvores caídas sobre a rede elétrica e que as equipes estão na rua solucionando o problema.

O apagão de sábado

A falta de energia iniciou por volta das 16h30 na capital. No entanto, a luz só voltou às 21h30 em alguns bairros. Em outros, a luz só voltou por volta das 4h do domingo (16). A própria Roraima Energia comunicou que Operador Nacional do Sistema (ONS) iria investigar a causa do desligamento, bem como as dificuldades de recomposição.

Sem água e sem gerador na Caer

Contudo, ao ser interrompido o fornecimento de energia elétrica a população também fica sem água. É que a Caer não dispõe de geradores para situações como no sábado (15).

Por conta disso, quando não tem energia, os Centros de Captação, os poços artesianos, bem como as Estações de Tratamento de Água e as Estações Elevatórias da Caer param de funcionar.

Ou seja, com tantos milhões de arrecadação de dinheiro que sai do bolso do consumidor, a Caer não compra geradores de energia. Isso para evitar que a população, que já paga água caro, pague ainda mais caro pela má gestão. E se existe algo que não falta e nem atrasa é a conta de água na caixinha de correio.

Na manhã de domingo (16), a Caer explicou que, ao contrário da energia elétrica, o retorno do abastecimento não é imediato. Pois o sistema precisa restabelecer o nível de água em todos os Centros de Reservação e Distribuição (CRD). Mais um motivo para a empresa adquirir geradores de energia para evitar todo o transtorno à população.

Fonte: Da Redação