Durante toda a quarta-feira (17), um grupo de mulheres protestou em Boa Vista contra a transferência de presos da Cadeia Pública para a Penitenciária Agrícola, ocorrida na última sexta (12). Na noite desta quarta, elas se encontraram com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), e cobraram uma solução.
Em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, Denarium, acompanhado do titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), André Fernandes, pediu que as manifestantes formem uma comissão para que possam participar de uma reunião na próxima sexta-feira (19) e discutir o tema.
Pela manhã, um grupo protestou com cartazes em frente ao Fórum da zona Oeste da capital, contra a decisão da juíza Joana Sarmento, de negar a liminar do Ministério Público de Roraima e da Defensoria Pública do Estado pelo retorno dos presos transferidos à Cadeia Pública.
Mais tarde, a manifestação ocorreu em frente a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Muitas mães e mulheres de presos temem por novos conflitos, após membros de duas facções criminosas rivais voltarem a integrar o mesmo sistema prisional.
Horas depois, em frente a sede do governo, os familiares conseguiram conversar com Antonio Denarium para pedir pelo retorno dos presos para evitar uma chacina. O governo afirma que a segurança na unidade foi reforçada, que os reeducandos estão separados em alas e não há risco de conflito.
Denarium pediu às manifestantes que organizem uma comissão, formada por seis pessoas, para que possam se encontrar na próxima sexta-feira e discutir os motivos da transferência.