Professores seletivados do Governo do Estado cobram salários atrasados

Professores seletivados do Governo do Estado cobram salários atrasados
Fachada da Secretaria de Educação e Desportos (Seed)- Foto: Divulgação/Seed

Os professores seletivados do Governo de Roraima, denunciaram na manhã desta quinta-feira (11) a falta de pagamento dos salários. Eles alegam que já receberam os valores do mês de abril, mas não o do mês de março e nem pelos dias trabalhados em fevereiro.

Mais de 510 professores foram aprovados no seletivo realizado em janeiro deste ano. Além disso, houve ainda formação de cadastro de reserva.

Conforme uma das professoras prejudicadas, todos os aprovados foram contratados no final de fevereiro. No mês de março, eles foram surpreendidos pela falta do pagamento. Segundo ela, ocorreu um problema no cadastramento e então ficaram de fora da folha de pagamento.

“Trabalhamos o mês inteiro. Explicaram para a gente que a gente não tinha feito um recadastramento que os servidores públicos têm que fazer agora. Só que como nós somos funcionário novos, não sabíamos que tinham que fazer esse recadastramento. Então ficamos sem receber o mês de março todinho e os dias trabalhados de fevereiro”, relatou.

Os professores ressaltaram ainda que entraram em uma folha de pagamento suplementar. Mesmo assim, não receberam os meses atrasados.

“Eles disseram que vai ser uma suplementar [o pagamento] e que iam pagar até dia 14. Acabaram que não pagaram de novo o mês de março. Quando chegou no final de abril a gente recebeu o mês de abril, mas o de março não pagaram a gente, justificativa a qual a gente não entende”, contou.

Sem resposta

Os seletivados afirmaram que já fizeram o recadastramento solicitado. Além disso, procuraram a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad), que os encaminhou para a Secretaria de Educação e Desporto (Seed). E lá, mas uma vez, os mandaram para a Segad, os deixando sem respostas.

“Sexta-feira eles responderam que já tinha essa folha suplementar do mês de março para os que não tinham recebido e pagariam a gente até quarta-feira, que seria hoje. Eles falaram que se não pagassem, era para todo mundo ir lá na Segad. Mas a gente tem o que fazer, a gente trabalha. A gente trabalha e quer receber. Eles ficam só enrolando a gente, ficam jogando da Segad para a Secretaria de Educação”, informou.

Procurada, a Seed informou que os professores que não receberam nos meses de fevereiro e março não haviam passado pelo processo de recadastramento de servidores.

A pasta informou ainda que o pagamento vem sendo realizado por meio de folha suplementar à medida em que os professores realizam o recadastramento e tem o exercício devidamente confirmado. Ainda segundo a Secretaria, os professores já recadastrados começaram a receber os proventos via folha suplementar.

Fonte: 93 FM