Ex-governadora de Roraima é indiciada por peculato

Ex-governadora de Roraima é indiciada por peculato
Ex-governadora de Roraima, Suely Campos – Foto: Redes Sociais

A ex-governadora de Roraima, Suely Campos, foi indiciada por crime de peculato nesta segunda-feira (29). A razão, conforme a Polícia Civil de Roraima (PCRR), foi o desvio superior a R$ 8 milhões referente a oito parcelas descontadas em folha de pagamento e não repassadas à Caixa Econômica Federal, recorrentes de empréstimos consignados contraídos por funcionários do Estado.

Entenda

De acordo com a Civil, investigações estavam sendo realizadas pela Polícia Federal. Contudo, Suely perdeu o foro privilegiado e a Justiça comum passou a analisar o caso e, consequentemente a Polícia Civil.

Os desvios

Ainda conforme a polícia, os desvios ocorreram no período de 10 de maio a 10 de dezembro do ano de 2018. O crime de peculato, segundo a delegada Magnólia Soares, caracteriza-se pela apropriação efetuada pelo funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.

“Embora a justificativa dada pela então governadora na época, juntamente com os Secretários da Fazenda que ocuparam a pasta no citado período, tenha se pautado na crise financeira vivida pelo estado, com bloqueios judiciais inclusive, o fato é que o governo não poderia ter se apropriado e desviado dinheiro alheio”, destacou a delegada.

Além disso, a Polícia Civil explicou que não houve a quitação total desse débito junto a Instituição Financeira.

“Houve o desconto do dinheiro dos servidores e o não repasse a quem de direito, o que resultou em prejuízo aos servidores, uma vez que não tiveram a amortização do débito junto à instituição financeira e ficaram impedidos de realizarem novos empréstimos”, esclareceu.

Quanto à possível prestação de contas da ex-governadora no período, cabe ao Tribunal de Constas do Estado (TCE-RR) apurar a responsabilidade.

Fonte: Da Redação