Obras de infraestrutura contribuem para melhorias no trânsito de Boa Vista

Obras de infraestrutura contribuem para melhorias no trânsito de Boa Vista
Presidente do MDB RR, Romero Jucá/Foto: Divulgação

“No Trânsito, escolha a vida”. É com esse tema que o Brasil e Boa Vista realizam as ações da Semana Nacional do Trânsito deste ano. A ideia do tema é uma forma de chamar a atenção de todos para a importância de respeitar as leis de trânsito e evitar os acidentes.

Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), foram registradas 11.397 infrações só nos primeiros cinco meses deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, isso representa um aumento de 31%. E a maior parte delas está relacionada à imprudência. Por isso, o alerta No Trânsito, escolha a vida é tão atual.

E como o trânsito de Boa Vista pode melhorar? Esse é o tema do podcast desta semana de Romero Jucá. No programa, ele conversa com a Superintendente Municipal de Trânsito da capital, Ednalva Freitas.

Além das ações educativas, Boa Vista está ganhando mudanças na infraestrutura de trânsito. Como por exemplo, a construção de galerias para criar novas vias de acesso entre os bairros.

Esse trabalho chegou no bairro Raiar do Sol e da mesma forma, na divisa entre os bairros Jóquei Clube e Asa Branca. Além disso, a gestão municipal ampliou a quantidade de semáforos na capital, totalizando desta forma, 91 equipamentos do tipo.

Respeitar a sinalização é papel de todos

Conforme o presidente do MDB RR, Romero Jucá, a receita para um trânsito mais seguro é o respeito à sinalização. “Quando a gente se desloca de um lugar para o outro, automaticamente, estamos em contato com o trânsito. Então, respeitar a sinalização é a condição básica para evitar os acidentes. E isso vale para todos, dos condutores aos pedestres, passando pelos ciclistas”.

Na avaliação dele, Boa Vista tem uma boa infraestrutura urbana, com ruas largas, bem sinalizadas e iluminadas, o que traz mais segurança para o trânsito. “Boa Vista é uma capital com uma boa quantidade de ciclovias, temos calçadas, sinalização para pessoas com deficiência. Ou seja, é uma infraestrutura que promove a inclusão e favorece a segurança de todos”.

E conforme a superintendente Ednalva Freitas, a capital da Primeira Infância também investe na formação dos futuros condutores. “Nós entendemos que as crianças passam as informações para os pais. E este ano, fizemos uma aquisição muito importante que foi a minicidade do trânsito. Com ela, nós já atendemos a mais de mil crianças nas escolas e em grandes eventos da nossa capital, onde elas aprendem sobre as principais regras de trânsito”.

Fonte: Da Redação