Conselho Estadual das Cidades envia ao Governo plano de contingenciamento para amenizar impactos da estiagem em RR

Conselho Estadual das Cidades envia ao Governo plano de contingenciamento para amenizar impactos da estiagem em RR
Concurso pretende homenagear riqueza fenomenal, paisagística, científica e natural do Rio Branco – Foto: Divulgação/JPavani

O Conselho Estadual das Cidades enviou para o Governo de Roraima, um plano de contingenciamento para antecipar ações em possível piora de seca no estado. A preocupação surgiu após os casos de seca que ocorrem no estado do Amazonas.

Em Boa Vista, a falta de chuva já deixou o Rio Branco em situação crítica. Em outubro do ano passado o nível era de 3,14 metros. Em outubro deste ano, o nível baixou para 1,27 metros.

Dessa forma, para evitar maiores danos, o presidente do Conselho Estadual das Cidades, Ricardo Matos, enviou ao Governo as medidas. Assim, o objetivo é antecipar ações para amenizar os impactos da estiagem em Roraima.

“Os pedidos de contingenciamento já foram encaminhados para a Defesa Civil, Caer, FEMARH e Secretaria de Infraestrutura. Esse é um chamado de emergência que está sendo feito a nível de nacional, principalmente na região Norte. Hoje existe a questão do Acre, que já está em situação precária, Rondônia e o Amazonas. Então nós precisamos nos antecipar essas situações”, disse.

Plano de contigenciamento

Logo, o presidente, Ricardo Matos detalha quais são as ações do plano de contingenciamento, ressaltando sobre questões relacionadas a água e queimada, englobando também os interiores do estado.

“Esse plano de contingenciamento é preparando a situação de abastecimento de água e a questão de queimada, não só para Boa Vista, mas para o interior. Deixando tudo pronto, para aonde vai buscar água caso entre em colapso o abastecimento em Boa Vista. Assim como, qual vai ser a a solução enquadrada nos municípios e vilas do interior, isso tudo em termos de água”, ressaltou

Além disso, ele destaca também outras questões que devem ter um estudo e análise, com a situação do transporte de gás para a capital e interior.

“Como é que vai ficar a questão de transporte de gás para Boa Vista e para o interior? Tendo em vista que hoje tem uma questão de uma rota fluvial. Tem uma série de ações, tem a questão do transporte de óleo, combustível e qual vai ser o plano alternativo” finalizou.

Outros registros de secas em Roraima

Esta não é a primeira vez que Roraima vive uma seca. Em janeiro de 2016, o nível do Rio Branco registrou uma marca histórica de – 47 centímetros. Igualmente a de 2016, neste ano, a seca do rio é causado pelo fenômeno “El Niño”, que reduz as chuvas e intensifica o calor, facilitando também a propagação de queimadas.

Fonte: Rádio 93 Fm