Jovem perde consulta em Brasília por atraso da liberação de passagens do TFD, denuncia mãe de paciente

Jovem perde consulta em Brasília por atraso da liberação de passagens do TFD, denuncia mãe de paciente
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo

Rita de Cássia, mãe da paciente Luísa Santos Ferreira denunciou à imprensa que a filha, de 18 anos, perdeu uma consulta em um hospital de Brasília, onde a jovem faz tratamento de anormalidade cromossômica desde os 5 anos, por atraso na liberação de passagens do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Conforme a denunciante, a consulta estava agendada para a última quarta-feira, dia 8, no Hospital Sarah Kubitschek. A família sempre arcou com os custos de transporte. Contudo, precisou dar entrada no TFD para a viagem deste ano.

A mulher conta que o despacho para liberação das passagens ocorreu no mês de agosto, mas os bilhetes não chegaram a tempo. “Eu perguntei da moça se existia alguma possibilidade de chegar no dia da consulta e eu não estar com a passagem na mão. Ela me respondeu que não podia garantir nada. Até aí tudo bem, eu continuei cobrando e não me respondiam. Dia 7 já estava batendo o desespero. Eu fui lá e a moça falou que não tinha resposta da agência [de viagens]. Eu perguntei por que não me avisaram nada e falaram que era porque tinha muita coisa para fazer”, disse.

Mãe de paciente procurou o Ministério Público

Após a falta de informações sobre o TFD, Rita resolveu procurar o Ministério Público de Roraima (MPRR) e, pouco tempo depois, recebeu uma ligação, onde foi informada que a agência de viagens não conseguiu emitir as passagens. Por isso, a mulher e a filha não conseguiriam chegar na consulta a tempo.

“Liguei para o MPRR e relatei a situação. Eles devem ter entrado em contato com eles imediatamente, porque cinco minutos depois eles me retornaram. Me falaram que eu não poderia viajar, porque a agência não tinha vaga nos voos e [falaram para] que eu remarcasse a consulta. Eles falam como se fosse uma coisa simples. É remarcar para daqui um ano, minha filha está sentindo dor”, relatou.

A mãe da paciente lamenta a perda da consulta e não sabe quando conseguirá agendar um novo atendimento para a filha. Ela cobra providências das autoridades.

“Deixo aqui o apelo para que a imprensa sensibilize as autoridades, porque parece que eles não estão olhando para a saúde. Eles não estão olhando para as pessoas que precisam fazer tratamento fora de domicílio. Sem falar da ajuda de custo, que é vergonhoso. Se você não tiver o seu dinheirinho no bolso, você vai e volta e a ajuda de custo não cai na conta. Isso é revoltante”, informou.

O que diz a Sesau

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) disse que reconhece como verdadeiras as alegações apresentadas pela paciente Luísa Santos Ferreira, incluindo a questão de retorno de consulta médica da referida no Hospital Sarah Kubitschek de Brasília.

Além disso, a pasta relatou que o problema ocorreu por conta da falta de aporte financeiro e pela elevada busca de pacientes por TFD.

Por fim, a Secretaria informou que o contrato com a empresa que emite as passagens aéreas estava em fase de renovação de vigência, cuja assinatura foi efetivada no dia 08 de novembro. “Somente agora a atual gestão da Sesau pode tomar medidas no tocante ao empenhamento de aporte orçamentário providências processuais cabíveis”, concluiu a nota.

Fonte: Rádio 93FM