Revalida: inscrições da segunda etapa iniciam nesta sexta-feira, 7

Revalida: inscrições da segunda etapa iniciam nesta sexta-feira, 7
Foto: Divulgação Agência Brasil

As inscrições para a Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), iniciam amanhã dia 7 e terminam na próxima terça-feira (11). A data é conforme calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Dom mesmo modo, datas de aplicação da prova de habilidades clínicas permanecem nos dias 20 e 21 de julho.

O exame ocorre para a revalidação dos diplomas de médicos, tanto estrangeiros quanto brasileiros, que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. 

Composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda as cinco grandes áreas da medicina, de maneira interdisciplinar. Como resultado são: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade.

Assim, a participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.

Além disso, aprovados na segunda etapa, passam pelo exame de de habilidades clínicas é estruturada em um conjunto de 10 estações. O participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas.

“O participante percorrerá um conjunto de cinco estações no primeiro dia de provas e outras cinco no segundo dia. A avaliação envolverá situações problema e apresentação de casos. Tendo como referência conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional. Além dos objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida. Cada estação da prova de habilidades clínicas tem pontuação de zero a dez. O que implica nota máxima de 100 pontos para o conjunto das dez estações”, informou o Inep.

Pontuação

Para ser aprovado na segunda etapa o candidato tem que obter no mínimo, 64,277 pontos de 100. Como resultado, a nota de corte foi divulgada na quarta-feira, 29 de maio, no Diário Oficial da União (DOU).

“Os resultados do exame subsidiam o processo de revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. Dessa forma, referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional”, segundo o Inep.

Por fim, as cidades de aplicação do exame, bem como a quantidade de vagas de cada local estão no Sistema Revalida durante as inscrições.

Fonte: Agência Brasil