Justiça mantém prisão de sobrinho do governador de Roraima investigado por tráfico de drogas

Justiça mantém prisão de sobrinho do governador de Roraima investigado por tráfico de drogas
Governador Antonio Denarium e o sobrinho Fabrício Almeida – Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Justiça decidiu, nesta quarta-feira (21), manter a prisão preventiva de Fabrício de Souza Almeida, sobrinho do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas). Ele foi preso em flagrante pela Polícia Civil em maio deste ano junto com o irmão, Antônio Oliverio Garcia Bispo, com 75 kg de skunk, armas e munições.

A juíza Daniela Schirato negou o pedido para revogar a prisão preventiva de Fabrício, feito pela defesa do acusado. A magistrada destacou que a grande quantidade de drogas e armas apreendidas e o modos operandi dele, indicam ‘habitualidade’ à atividade criminosa.

Fabrício virou réu em julho por tráfico de drogas e posse de arma de uso restrito. O irmão dele, por outro lado, foi solto e é investigado por posse ilegal de munição.

A operação

Fabrício de Souza Almeida e Antonio Oliverio Garcia Bispo foram presos durante uma operação da Polícia Civil no dia 23 de maio. Na ocasião, foram apreendidos 75 quilos de skunk, droga conhecida como “supermaconha”, armas e munições.

A prisão dos sobrinhos do governador foi um desdobramento da apreensão de 70 quilos de droga em uma chácara de Boa Vista. A polícia encontrou os entorpecentes às margens do igarapé Água Boa, na zona rural da capital, após uma denúncia anônima.

Como funcionava o esquema

A investigação da Civil revelou que Fabrício atuava no tráfico de drogas em conluio com um piloto.

Ademais, a Polícia informou que os dois homens presos têm vínculo familiar com o governador. Um deles, sendo alvo de operação da Polícia Federal em 2023.

À época, o governador Antonio Denarium afirmou em nota que defende a apuração rigorosa de todos os fatos relacionados ao caso apresentado pela Polícia Civil de Roraima, dentro da legalidade.

“Caso a investigação confirme a ocorrência de crimes, o governador espera que os responsáveis sejam punidos com o rigor da Lei. O chefe do Executivo reforça ainda o compromisso inabalável com a ética, a transparência e a responsabilidade, sempre pautando o seu trabalho na honestidade e no respeito às leis, não tolerando qualquer conduta que desvie destes princípios”, diz.

Prisão dos sobrinhos de Denarium

A operação para prender os suspeitos iniciou nas primeiras horas do dia 23 de maio. Os policiais acompanharam os movimentos de Fabrício e, ao notarem uma conduta estranha, abordaram o suspeito.

Ele estava em um galpão de uma marmoraria no bairro Pintolância, zona Oeste da capital. No local, os policiais encontraram duas armas de fogo, sendo um fuzil e um revólver 3.57, e milhares de munições. Ainda no local, os agentes prenderam o irmão dele, Antônio.

Em seguida, a equipe policial foi até um depósito no bairro Caranã e, ao abrirem o local com uma chave que estava no carro de Fabrício, encontraram a droga. Outra equipe foi até o bairro Cruviana e apreendeu mais armas armazenadas em um cofre.

Após a prisão, os sobrinhos do governador foram conduzidos à Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) para receberem autuação em flagrante pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo e munição.

Alvo da Polícia Federal

Fabrício Souza Almeida já foi alvo da Operação BAL da Polícia Federal (PF) em fevereiro de 2023. Em sua residência, a PF encontrou um grande número de armas, entre elas um fuzil. De acordo com informações, todas estão legalizadas. Fabrício é Colecionador, Atirados Desportivo e Caçador (CAC).

Fonte: Da Redação