
A Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer) vai aplicar o ajuste de 4,83% nas contas de água e esgoto após um acordo com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O reajuste passa a valer a partir de março.
A Companhia e a ALE-RR chegaram a um consenso após a Justiça derrubar o decreto que impedia o reajuste de 8,26% na conta de água dos roraimenses.
Dessa forma, a Caer se comprometeu a fazer o ajuste conforme o Índice Nacional do Preço ao Consumidor (IPCA). Além disso, apresentou estudo de equilíbrio financeiro da Companhia para justificar o aumento nas contas do consumidor. Assim, o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), deputado Renato Silva e o presidente da Caer, James Serrador assinaram o documento.
Relembre
Em janeiro, a Caer anunciou o aumento de 8,26% na conta de água. Este é o terceiro aumento consecutivo na tarifa. O reajuste vale para todas as categorias: residencial, comercial, industrial, pública. assim como social. A decisão está publicada no Diário Oficial do Estado.
Contudo, após a repercussão sobre o aumento da conta de água, os deputados aprovaram o decreto que impedia o reajuste. Conforme o autor da proposta, deputado Renato Silva (Podemos), a iniciativa tinha o objetivo de proteger os consumidores do aumento, que ele considera desproporcional.
No entanto, a Justiça derrubou o decreto no dia 5 de fevereiro e o parlamentar se manifestou sobre a decisão. Ele reforçou que a Assembleia havia feito um estudo técnico, no qual foi comprovado aumento abusivo e reiterado nas contas de água no Estado.
Leia mais:
Fonte: Da Redação