
A Justiça de Roraima suspendeu liminarmente a sindicância instaurada contra o coronel Xavier, que criticou publicamente o governador Antonio Denarium (Progressistas) e o ex-comandante-geral da Polícia Militar, Miramilton Goiano. A decisão é do juiz Guilherme Versiani Gusmão Fonseca e foi assinada nesta segunda-feira, 19.
Para o magistrado, o coronel Francisco Lisboa, responsável por determinar a abertura de sindicância, tinha interesse direto na apuração. Isso porque Xavier já havia denunciado o então subcomandante-geral por supostas práticas de injúria e ameaça.
“A continuidade da sindicância em tais condições não apenas compromete os princípios constitucionais do devido processo legal, da moralidade e da imparcialidade administrativa, mas também pode gerar prejuízos irreparáveis à carreira e à imagem do servidor militar”, destaca o juiz.
Procurada, a Polícia Militar de Roraima informou que ainda não recebeu notificação sobre a decisão liminar mencionada. Após notificação, a corporação disse que adotará as medidas cabíveis, “reafirmando o compromisso com a legalidade e o respeito às decisões judiciais.”
Entenda
Em 2024, Francisco Xavier publicou um texto em que critica a atitude de Denarium de manter Miramilton Goiano no comando da Polícia Militar de Roraima. Logo em seguida, passou a responder a investigações internas.
Além disso, o coronel também criticou o governador por não exonerar Miramilton após ele receber, sem licitação, mais de R$ 120 mil para ministrar um curso de tiro em Bonfim.
Fonte: Da Redação