ABDI lança seletivo que incentiva negócios inovadores em Roraima

ABDI lança seletivo que incentiva negócios inovadores em Roraima
Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida – Foto: Divulgação/ João Miguel

Fruto da parceria entre Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Instituto Amazônia+21 e a Facility Investimentos Sustentáveis S/A, o edital da seleção de negócios inovadores da economia verde na Amazônia tem como objetivo incentivar empresas que buscam recursos para desenvolver soluções focadas no desenvolvimento econômico sustentável.

Conforme o edital, as empresas interessadas precisam estar em operação há pelo menos um ano e atuar em um dos setores da economia verde:

  • bioeconomia
  • energia renovável e biocombustíveis
  • turismo e economia criativa
  • água
  • agricultura de baixa emissão e floresta
  • acesso à infraestrutura e serviços de qualidade
  • desenvolvimento e ordenamento urbano
  • gestão ambiental
  • fortalecimento de capacidades
  • geração de renda e participação social

Contudo, este é o primeiro edital lançado com recursos do Fundo Catalítico, no qual a ABDI fez um aporte de R$ 2 milhões em março deste ano. Além disso, a iniciativa conta ainda com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Este edital é o primeiro passo para levarmos recursos diretamente a quem desenvolve soluções inovadoras, unindo tecnologia, comunidades tradicionais e preservação ambiental. A ABDI está nessa jornada porque acreditamos que o futuro da bioeconomia começa com o apoio aos empreendedores dispostos a inovar e garantir a floresta em pé”, afirmou a diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida. 

O presidente do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, destacou a importância do edital para os empreendedores da Amazônia. 

“Estamos dando um passo concreto para transformar o potencial da bioeconomia amazônica em desenvolvimento real e geração de renda para quem vive na região. Este chamamento representa uma oportunidade para que empreendedores da Amazônia acessem recursos e apoio técnico, fortalecendo negócios que aliam inovação, impacto socioambiental e conservação da floresta”.

Como participar

Podem participar da seleção empresas que atuam em estados da Amazônia Legal Brasileira. Portanto, são eles: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Por fim, as inscrições vão até o dia 30 de junho e podem ser feitas através do formulário disponibilizado no site Catalisa Hub. Em caso de dúvidas o candidato pode entrar em contato através do email: [email protected] e obter mais informações.

Fonte: Da redação