Djokovic conquista o 10º título do Australian Open, empata recorde de Nadal e volta a ser primeiro do ranking

Novak Djokovic venceu Stefanos Tsitsipas por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6 (4) e 7/6 (5), e conquistou o título do Australian Open de 2023


Novak Djokovic é campeão do Australian Open de 2023! Neste domingo, o sérvio venceu Stefanos Tsitsipas por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6 (4) e 7/6 (5), e conquistou o título do torneio de Melbourne em 2023.

Com o título, Djokovic se junta a Rafael Nadal e Margaret Court como os únicos jogadores de simples a ganharem 10 ou mais títulos em um único Grand Slam. Além disso, o sérvio alcança a marca de 22 títulos de Grand Slams e empata com o espanhol como o maior vencedor entre os homens.

O primeiro set começou com o tenista sérvio já pressionando Tsitsipas. Djoko usou de sua experiência e conseguiu complicar o jogo do grego desde o começo. Assim, logo no segundo game de saque de Stefanos, o veterano conseguiu a quebra.

Sacando muito bem e mantendo o nível nos pontos jogados também, Djokovic manteve seus serviços e fechou o primeiro set em 38 minutos, com a parcial de 6 a 3.

Tsitsipas voltou diferente para o segundo set. O grego cresceu na partida, conseguiu conectar seus melhores golpes e viu Djokovic discutir com o técnico algumas vezes. Contudo, quanto teve um set point para empatar a partida, o sérvio fechou as portas.

Deste modo, o set foi para o tie-break, quando a experiência falou mais alto. Defendendo bem e se aproveitando dos erros não forçados do adversário, Djoko abriu 2 a 0 no duelo.

No último set e precisando do resultado, Tsitsipas se lançou ainda mais para o ataque para tentar reverter o placar. O grego parecia que iria voltar embalado e quebrou o serviço do sérvio. Mas, na sequência, Djokovic devolveu a quebra.

No entanto, o jogo ficou equilibrado com ambos confirmando o serviço. Com uma sequência lá e cá, a partida foi novamente para o tie break. No desempate, Djokovic dominou, venceu por 7 a 5 e fechou a partida por 7 a 6.