‘Me cobro muito’: a pressão pessoal de Raphinha para ‘voar’ no Barcelona

Vivendo uma boa fase no Barcelona, com gols e assistências nos jogos pós-Copa do Mundo, o brasileiro Raphinha é uma das esperanças do clube catalão diante do Manchester United, no playoff da Europa League. O primeiro jogo entre os gigantes europeus acontece nesta quinta-feira (16), no Camp Nou, a partir das 14h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

E apesar de ter registrado quatro gols e o mesmo número de assistências nos 12 jogos que disputou desde que retornou do Qatar com a seleção brasileira, o atacante ainda não se dá por satisfeito. E quer mais.

Em entrevista exclusiva à ESPN, Raphinha se mostrou feliz com a boa fase no Barça, mas foi sincero e disse que ainda não está satisfeito com o desempenho apresentado no Barcelona até aqui, uma vez que é um atleta que se cobra diariamente pela sua melhor versão em campo.

O brasileiro ainda respondeu se já se vê na versão que fez os catalães contratá-lo, após se destacar na Premier League pelo Leeds United, e foi sincero.

“Eu nunca estou satisfeito comigo mesmo. Me cobro muito, principalmente quando não estou no nível que acho que posso estar. Fico muito feliz pelos gols e assistências que tenho feito, participações em gols, tenho feito bons jogos, mas me vejo ainda… não longe, mas falta muito ainda para chegar no Raphinha que chegou até aqui. Me vejo em evolução, subindo cada vez mais para chegar próximo do que me trouxe até aqui”, disse.

Antes de chegar ao Camp Nou, Raphinha passou pela base do Avaí, único clube brasileiro no currículo, e rumou para Portugal, onde se destacou por Vitória de Guimarães e Sporting. Em 2019, foi para o Rennes, da França, antes de rumar para a elite do futebol inglês, em 2020, despertando interesse, não só do Barça, mas de outros gigantes do Velho Continente.

Já encantou astro do United

No Camp Nou, o brasileiro terá a chance de reencontrar um de seus velhos conhecidos: o meia Bruno Fernandes, com quem jogou no Sporting e, hoje, é um dos astros do plantel do United.

Durante a passagem pelo José Alvalade, Raphinha encantou o português, segundo contou Luiz Phellype, ex-atacante dos Leões, em entrevista ao ESPN.com.br.

Segundo ele, o jogador, hoje no Barça, era uma das maiores válvulas de escape quando a equipe era pressionada nos jogos.

“Raphinha tem muita habilidade. Ele é muito rápido e bom no um contra um. Em situações de jogos em que estávamos pressionados e não conseguíamos sair de trás, muitas vezes eu via o Bruno falar: ‘Chuta lá na linha de fundo que o Raphinha chega’. Ele conseguia desafogar o nosso time”, disse, em entrevista publicada em outubro de 2022, quando Raphinha já estava no clube catalão.

“Ele era diferente e já via que chegaria nisso. Ele levava o treino muito à sério, trabalhava muito e dava para ver como era focado. Tinha muito sangue no olho”, concluiu.

Onde assistir Barcelona x Manchester United?

Barcelona x Manchester United terá transmissão, ao vivo, pela ESPN no Star+, nesta quinta-feira (16), às 14h45 (horário de Brasília).