Como estão os rivais da estreia de cada um dos brasileiros na Libertadores?

Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Internacional, Athletico-PR, Atlético-MG e Fluminense já sabem quem vão enfrentar na estreia da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, que você, fã de esporte, assiste ao vivo pela ESPN no Star+.

E o que esperar dos adversários dos sete representantes brasileiros no primeiro desafio desta fase rumo à Glória Eterna? O ESPN.com.br mostra a situação de um a um desses rivais na atual temporada.

Alianza Lima (PER) X Athletico-PR

Atual vice-campeão da Libertadores, o Athletico-PR será o primeiro brasileiro a entrar em campo. Em busca de seu primeiro título da competição continental, o Furacão visita o Alianza Lima na terça-feira (4), às 19h (de Brasília), no Alejandro Villanueva, com transmissão pela ESPN no Star+.

Clube mais popular do Peru, o Alianza tem um retrospecto ruim: não vence um jogo de Libertadores desde 2012. A expectativa é que a campanha no Peru empolgue a equipe. Na liga local, a equipe de Hernán Barcos e Christian Cueva ocupa a 3ª posição, com os mesmos 15 pontos de Universitario e Sporting Cristal, líder e vice-líder, respectivamente.

Independiente Medellín (COL) x Inter

Tentando quebrar um jejum que já dura 13 anos sem conquistar a América, o Internacional encara o Independiente Medellín (COL) na terça-feira (4), no Atanasio Girardot, às 21h (de Brasília).

Vice-campeão colombiano em 2022, o Medellín precisou passar pelas fases prévias para se garantir na fase de grupos, eliminando El Nacional (EQU) e Magallanes (CHI) para garantir sua oitava participação na Libertadores, a primeira desde 2017.

Em 2023, o Medellín é o 11º colocado do Campeonato Colombiano, com 12 pontos somados, em uma campanha de três vitórias, três empates e quatro derrotas.

Aucas (EQU) x Flamengo

O atual campeão Flamengo enfrenta o Aucas (EQU) no dia 5 de abril, às 19h (de Brasília), no Chillogallo, com transmissão pela ESPN no Star+. O Rubro-Negro é franco favorito contra a equipe estreante na competição. No entanto, terá que superar uma altitude de 2.882 metros acima do nível do mar para vencer seu primeiro compromisso.

Campeão da última edição do Campeonato Equatoriano, o Aucas anunciou um reforço conhecido de Atlético-MG, Corinthians e Fortaleza: o meio-campista Otero. Atualmente, o clube ocupa a modesta 6ª colocação do Campeonato Equatoriano, com quatro pontos. A campanha apresenta uma vitória, um empate e uma derrota.

Bolívar (BOL) x Palmeiras

Em busca do tetra, o Palmeiras terá logo na estreia a temida altitude de La Paz, que supera os 3,6 mil metros acima do mar. O Alviverde visita o Bolívar (BOL) na quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), no Hernando Siles, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

A equipe era comandada até alguns meses por Antônio Carlos Zago, ex-zagueiro brasileiro, e agora está nas mãos do espanhol Beñat San José. É certo dizer que a altitude segue a grande arma da equipe, que atualmente faz boa campanha no Campeonato Boliviano, onde é vice-líder com 15 pontos, um a menos que o The Strongest. Foram cinco vitórias e apenas uma derrota na atual temporada.

Sporting Cristal (PER) x Fluminense

Em busca do título inédito, o Fluminense estreia contra o Sporting Cristal (PER) na quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Lima. A grande referência do time de Tiago Nunes dentro de campo é o experiente Yoshimar Yotún, titular da seleção peruana há muitos anos e com passagem pelo Vasco.

Em sua história, o Sporting Cristal tem um vice-campeonato, em 1997, só que não costuma ser dos rivais mais complicados quando cruza com os brasileiros (apanhou de São Paulo e Flamengo em 2021 e 2022, respectivamente). Neste ano, a equipe ocupa a vice-liderança do Campeonato Peruano, com os mesmos 15 pontos que o líder Universitario e que o Alianza Lima, terceiro colocado. São quatro vitórias e três empates.

Liverpool (URU) x Corinthians

O Corinthians estreia contra o Liverpool (URU) na quinta-feira (6), no Centenario, às 19h (de Brasília). Campeão do Apertura em 2022 e da Supercopa Uruguaia em 2023, o Liverpool está cada vez mais consolidado no cenário local e soma participações frequentes em competições continentais.

O time ocupa sétima colocação no Torneio Apertura do Uruguai, com 12 pontos. Foram três vitórias, três empates e duas derrotas até o momento na temporada.

Atlético-MG x Libertad (PAR)

O Atlético-MG será o único brasileiro a fazer sua estreia em casa. O Galo recebe o Libertad (PAR) na quinta-feira (6), às 19h (de Brasília), no Mineirão, com transmissão pela ESPN no Star+.

O time paraguaio é figurinha carimbada na Libertadores, a ponto de só ficar fora de duas edições nos últimos 20 anos. E todo cuidado é pouco, ainda ainda que o elenco não inspire temores.

Martín Silva (ex-Vasco), Iván Piris (ex-São Paulo) e a interminável dupla Óscar Cardozo (39 anos) e Roque Santa Cruz (41) são as caras mais conhecidas da equipe, que lidera o Apertura no Paraguai com seis vitórias em oito rodadas.